Comandante do 11º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Wagner Ricardo Coutinho Rego
Para falar sobre a segurança na festa de Bom Jesus dos Navegantes de Penedo, o comandante do 11º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Wagner Ricardo Coutinho Rego, concedeu entrevista nesta quarta-feira, 28, ao Programa Lance Livre apresentado na Rádio Penedo FM (97,3 Mhz e www.penedofm.com.br).
Durante o bate-papo com o radialista Rafael Madeiros, que substitui a âncora do programa, Martha Martyres, afastada por problemas de saúde, o tenente-coronel Coutinho explicou a importância de medidas que constam no plano de segurança apresentado de forma conjunta para garantir a tranquilidade de todos durante a festa.
“Nesse momento o que mais precisamos é da união de todos. Esse evento eleva o nome de Penedo por ser um dos maiores de Alagoas. Nós, somos técnicos especialistas em Segurança Pública e por esse motivo apresentamos um plano de segurança completo para que todos, tantos os penedenses quanto os visitantes, possam aproveitar a festa com muita tranquilidade”, explicou Coutinho.
Sobre a polêmica dos tapumes, que cobrem boa parte da antiga Avenida Beira Rio, o comandante do 11º BPM explicou que tal medida é importante e necessária devido a dimensão do evento que em 2023 deverá tomar proporções ainda maiores já que, segundo o mesmo, a arena de shows será ampliada em 40%, o que deve aumentar o fluxo de pessoas no local onde as bandas se apresentarão.
Para o comandante, os tapumes impedem que objetos ilícitos, como armas e garrafas de vidro, sejam passados para a arena dos shows e possam ser usadas para atentar contra a vida de outrem.
“Os tapumes são necessários para garantir o direito das pessoas de ir e vir em segurança. Nosso principal objetivo é proteger a vida das pessoas, que é o nosso bem maior. Vamos trabalhar dentro e fora da arena, bem como em todo o entorno da festa, para que as pessoas tenham a segurança necessária para prestigiar o evento”, complementou Coutinho.
Ainda durante a entrevista, o comandante do 11º BPM, que estava acompanhado do capitão Marcos, declarou que toda sugestão é bem-vinda e que deve ser levada em consideração para beneficio de todos, como por exemplo, utilizar nas próximas edições um material diferente que impeça a passagem de objetos ilícios para a arena dos shows sem atrapalhar a visão das pessoas, como telas, por exemplo.
“O espaço da festa foi ampliado. O palco agora ficará em frente a antiga delegacia. Então quanto mais gente, mais reforço na segurança é necessário. Nós também estamos preparados para garantir a segurança das pessoas que ficarão nas arquibancadas que serão instaladas no cais, com capacidade para mais de 3 mil pessoas”, acrescentou.
O entrevistado confirmou também que nessa 139ª edição da festa, a segurança pública contará com o apoio da cavalaria, do tático aéreo, do Bope, da Rotam e também com uma Delegacia Interativa, da Polícia Civil, para que os policiais não precisem se deslocar para outras cidades para registrar as ocorrências.
“Com o apoio do governador Paulo Dantas e do secretário de Segurança Pública, Flávio Saraiva, toda uma conjuntura está sendo montada para garantir a tranquilidades de todos durante a festa. Trabalharemos unidos com a Polícia Civil e demais órgãos para que as pessoas possam aproveitar o evento da melhor forma possível, já que isso gera emprego para as pessoas e traz progresso para a cidade”, finalizou Coutinho.
Clique no Player e confira o áudio da entrevista na íntegra!
