A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) comemora, por meio da Coordenação de Promoção e Educação em Saúde (Copes), os resultados alcançados pelo trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Tratamento e Cessação do Tabagismo de Maceió, inaugurado em agosto deste ano. Criado com o objetivo de realizar o tratamento de pessoas interessadas em largar o vício de fumar, estimulando a recuperação de sua qualidade de vida, o Núcleo contabiliza, nesses quatro meses de funcionamento, 285 pessoas inscritas. Das 150 que já iniciaram o tratamento, 43 pararam de fumar por completo, 62 ainda continuam em manutenção e 45 desistiram.
Tabagismso
“Consideramos que os números obtidos nesses primeiros meses foram muito positivos, pois esse resultado ficou acima do esperado, superando todas as expectativas e contribuindo para que essas pessoas tenham uma vida mais saudável. E até mesmo aquelas que desistiram, estamos buscando resgatar para dar continuidade ao tratamento”, frisou a coordenadora do Núcleo, Gilda Teodósio.
No Núcleo – instalado no 2º Centro de Saúde Diógenes Jucá Bernardes, localizado na Praça da Maravilha, no bairro do Poço – os pacientes iniciam o tratamento que é preconizado pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca) do Ministério da Saúde com o uso do adesivo de nicotina (no qual a substância é absorvida pela pele), antidepressivos (quando necessário) e quatro reuniões semanais, onde são abordados, por meio da leitura de cartilhas e questionários, inúmeros aspectos e fatores positivos da opção de abandonar o hábito de fumar.
Paralelamente, o grupo de apoio multidisciplinar, formado por médico pneumologista, assistente social, psicólogo, enfermeira e nutricionista, garante o suporte necessário durante os seis meses de tratamento, que vai reduzindo a frequência das reuniões e a quantidade de nicotina no adesivo, de acordo com a adaptação do organismo. Além disso, o paciente passa a ter o acompanhamento com fisioterapeuta, que o orienta com os exercícios adequados para que o ex-fumante reaprenda a respirar.
Para atender à demanda do serviço, para a qual já se prevê um crescimento, devido à efetivação da Lei Antifumo nº 12.546/2011, a coordenação do Núcleo vem promovendo a capacitação dos profissionais de saúde – inclusive do Caps AD, que passará a disponibilizar o tratamento a partir de janeiro com um núcleo de menor porte – realizando palestras em instituições e formalizando o cadastro dos demais serviços para o tratamento do tabagismo existentes em Maceió, como os núcleos do Hospital Universitário, da Uncisal e do Portugal Ramalho.
“Esses locais também têm garantido uma contribuição importante, a exemplo da Uncisal, que iniciou o tratamento em 17 pacientes e registrou apenas quatro casos de abandono. Já no Portugal Ramalho, o trabalho começou com os funcionários, com a proposta de serem espelho para os pacientes”, reforça Gilda.
Para quem estiver interessado em deixar de ser fumante, a coordenadora adianta que logo nas primeiras semanas de janeiro serão abertas novas turmas de trabalho no 2º Centro de Saúde, da Praça da Maravilha, onde estão previstas mais 60 vagas. Maiores informações podem ser obtidas pelos telefones 3337-3519 e 3315-2641.
