×

Maceió

Tabagismo: núcleo da SMS faz parceria com grupo de trabalho do HU

O Núcleo de Tratamento e Cessação do Tabagismo de Maceió, em parceria com o Núcleo do Hospital Universitário (HU), deu início, nesta sexta-feira (30), a uma nova turma de usuários que desejam abandonar o vício do fumo. O grupo do HU existe desde 2006, mas só agora, com a parceria com o município, será realizado o monitoramento com o objetivo de obter estatísticas do número de pessoas que buscam o tratamento, assim como as que deixam de fumar ou que abandonam o grupo. O HU integra agora a rede do município, que já conta com núcleos no Caps AD Dr. Everaldo Moreira e 2º Centro de Saúde de Maceió.

O grupo do HU conta com 60 usuários inscritos que serão divididos em grupos menores para iniciar o tratamento, que deve durar em torno de seis meses. Para a coordenadora do Núcleo, Gilda Teodósio, o cigarro traz diversos malefícios não só para quem fuma, como também para quem convive com o fumante. “Uma equipe multidisciplinar garante suporte necessário durante os seis meses de tratamento, que vai reduzindo a frequência de reuniões e a quantidade de nicotina no adesivo, de acordo com a adaptação do organismo do paciente nesse processo”, explicou.

Nesse primeiro mês de tratamento, os pacientes do núcleo se reúnem semanalmente para ouvir o que os profissionais têm a dizer sobre o comportamento e as mudanças no estilo de vida daqueles que desejam parar de fumar. Já do segundo mês em diante, a frequência de reuniões é reduzida, tornando-se quinzenais e dessa vez, os usuários são encaminhados para o médico para recuperar sua saúde no momento em que deixam de fumar.

A médica Cely Almeida, coordenadora do núcleo do HU, parabenizou todos os que ali estavam pela iniciativa de procurar o serviço e querer parar de fumar. “Nesse processo acontecem muitas recaídas, mas isso faz parte. O mais importante é o usuário mostrar que deseja parar de fumar, ser perseverante, levantar-se e ter força de vontade”, afirmou. A coordenadora ressalta ainda que estabelecer vínculos de amizade nas reuniões do Núcleo ajuda bastante e evita que pessoas desistam do tratamento por não ter encontrado apoio dos demais.

Psicóloga do Núcleo, Antonísia Ribeiro abordou os aspectos emocionais do tabagismo. “A nicotina causa dependência física e psicológica e sua retirada traz a síndrome de abstinência, com consequências físicas e psicológicas e por isso esses grupos são tão importantes para apoiar as pessoas que estão atravessando esse processo”, explicou. A psicóloga pontuou ainda que os sintomas físicos e psicológicos com o tratamento adequado passam, mas as consequências do cigarro, entre AVC e câncer dos mais diversos tipos, não. Por isso, é necessário que cada pessoa tenha a percepção de que em nome de uma qualidade de vida e saúde, é preciso mudar esse hábito.

O núcleo

Desde a sua implantação, em agosto do ano passado, o Núcleo de Cessação do Tabagismo da Secretaria Municipal de Saúde já atendeu 150 pacientes. Desse total, 42 já deixaram o vício completamente e 63 estão na manutenção do tratamento. O Núcleo funciona no II Centro de Saúde Diógenes Jucá Bernardes, localizado na Praça da Maravilha, no Poço. Mais informações pelos telefones 3337-3519 e 3315-2641.