×

Maceió

Tabagismo: núcleo da capitalamplia locais de atendimento

Em funcionamento desde agosto de 2014, o primeiro Núcleo de Cessação do Tabagismo da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) amplia mais uma vez o número de pacientes atendidos. A partir de julho deste ano, passará a funcionar na Unidade de Saúde Aliomar de Almeida Lins (Benedito Bentes II), mais um grupo de pacientes que receberão acompanhamento de uma equipe multidisciplinar para ajudar aqueles que querem largar o vício de fumar.

O novo grupo será atendido pela equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), que conta com fisioterapeutas, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, médicos, enfermeiros, nutricionistas, farmacêuticos e psicólogos. A princípio, o novo grupo irá beneficiar 20 usuários, podendo ampliar essa demanda para 60.

De acordo com Gilda Teodósio, coordenadora do Núcleo, a demanda de usuários pelo serviço tem aumentado cada vez mais e muitos deles têm dificuldade de se deslocar até o II Centro de Saúde para realizar o tratamento. “Com mais esse local, procuramos descentralizar o atendimento e facilitar a vida daqueles usuários que desejam largar o vício. O tratamento em todos os locais é o mesmo preconizado pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca) do Ministério da Saúde com o uso de adesivos de nicotina, antidepressivos (quando necessários) e reuniões do grupo”, explica a coordenadora.

As inscrições para o novo grupo na US Aliomar de Almeida Lins já estão abertas e podem ser feitas na própria unidade, de segunda à quinta-feira, de 8h às 12h. Os interessados em iniciar o tratamento devem apresentar RG e Cartão SUS no ato da inscrição. As reuniões do grupo ocorrerão sempre às quartas-feiras.

Desde a sua implantação, o Núcleo de Cessação do Tabagismo da Secretaria Municipal de Saúde já atendeu 150 pacientes, desse total, 42 já deixaram o vício completamente e 63 estão na manutenção do tratamento. O Núcleo funciona no II Centro de Saúde Diógenes Jucá Bernardes, localizado na Praça da Maravilha, no Poço.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3337-3519 e 3315-2641.

Dia Mundial sem Tabaco

Celebrado nesse domingo (31), o Dia Mundial sem Tabaco foi comemorado em Maceió com uma grande mobilização na orla de Ponta Verde, que buscou fortalecer as ações de combate ao tabagismo. Este ano, a campanha contou com o tema “Mercado Ilícito do Tabaco”.

A ação, coordenadora pelo Núcleo de Cessação do Tabagismo da SMS, foi realizada em parceria com a Rede Feminina de Combate ao Câncer e buscou abordar o público que passava pelo local com alertas sobre os malefícios do cigarro e as doenças relacionadas ao fumo, sendo a principal delas o câncer, maior causa de mortes de morte prematura no mundo.

O consumo de cigarros, charutos e demais produtos do tabaco é um grande problema mundial de saúde pública. Ele provoca a morte de 6 milhões de pessoas a cada ano no mundo, 600 mil delas são fumantes passivos. No Brasil, são 200 mil mortes anuais e as estatísticas apontam que 90% dos casos de câncer no pulmão estão relacionados ao fumo.