×

Negócios/Economia

Sustentabilidade vai dinamizar ações de turismo no Baixo São Francisco

Representantes da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) e Secretaria do Turismo (Setur) encerraram hoje (02) hoje o ciclo de reuniões com as equipes do Instituto Ambiental Brasil Sustentável (IABS), da Agência Espanhola de Cooperação Internacional (Aecid) e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O objetivo dos encontros é planejar as ações do Programa de Dinamização do Turismo e Sustentabilidade Ambiental do Baixo São Francisco nos Estados de Alagoas e Sergipe.

“O nosso principal objetivo é levar o desenvolvimento sustentável à região, apostando justamente nas vocações naturais. No caso do Baixo São Francisco, o turismo se mostra o setor econômico de maior fôlego, capaz de envolver grande número de empreendedores, envolvendo a população local numa grande onda de progresso e desenvolvimento econômico, sempre com respeito à natureza”, afirma o secretário de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes.

O projeto será executado pelo IABS em parceria com o Governo de Alagoas, por meio da Seplande e Setur, subsidiado pela Aecid e pelo BID. O investimento tem o objetivo de fomentar o desenvolvimento turístico sustentável na região, de forma a melhorar o nível de receitas das comunidades com renda mais baixa e fortalecer o quadro econômico por meio do setor de turismo local.

“A remissa do projeto é garantir o equilíbrio entre o meio ambiente, patrimônio histórico-artístico e o desenvolvimento socioeconômico”, destaca a assessora especial da Seplande que faz parte da coordenação do programa, Alyne Vieira.

Com ênfase nos municípios que compõem o Baixo São Francisco, as ações propostas foram alinhadas e divididas em quatro componentes de acordo com os temas: planejamento do destino turístico ao longo do eixo fluvial do rio, desenho de produtos, desenvolvimento e fortalecimento de serviços para garantir a viabilidade operativa e comercial dos produtos propostos e promoção, comercialização do destino e difusão do projeto.

Na quarta (01), abertura do encontro, houve a apresentação do programa e de seus participantes, revisão de alinhamento do cronograma de atividades discriminadas no Plano Operacional Anual 2012 a 2014 e nivelamento de informações e documentos. Na manhã desta quinta (02), as equipes se reuniram para revisar a linha de base e os indicadores de desempenho, detalhar atividades, objetivos e produtos esperados.

“No período da tarde tivemos reuniões técnicas para discutir a consolidação da matriz de arranjo institucional, parcerias, representantes e funções, além da distribuição orçamentária”, explica o diretor presidente do IABS, Luís Tadeu Assad. Os encontros foram realizados na sede da Seplande no bairro do Jaraguá e marcam o início da consolidação do projeto.

A estrutura de gestão do programa prevê a instauração de comitê local e comitê gestor. O primeiro é uma instância consultiva que envolverá os parceiros que atuam na região, enquanto que o segundo é de caráter deliberativo e de avaliação que contará com representantes das instituições executoras e financiadoras. Ambos se reunirão periodicamente para acompanhamento simultâneo das ações previstas na proposta.