Alan Nunes agiu em várias cidades do estado, inclusive Penedo e Feliz Deserto
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro ajuizou uma Ação Civil Pública para investigar um suposto olheiro de futebol que teria enganado jovens e adolescente de Alagoas com a promessa de testes em times como o Vasco e o Fluminense. Cerca de 40 garotos foram levados para o Rio, mas nada do que foi prometido pelo suspeito aconteceu.
A redação do portal de notícias aquiacontece.com.br, o mais acessado da região do Baixo São Francisco, colheu a informação de que o jovem identificado como Alan Nunes Silva chegou a aplicar o golpe também nos municípios de Feliz Deserto e Penedo.
“Ele chegou aqui dizendo que os alunos de uma escolinha de futebol poderiam participar de um teste para jogar em times grandes do Rio de Janeiro, mas para isso acontecer eles teriam que depositar algo em torno de R$ 500, cada um, para poder viajar. Aqui em Feliz Deserto depositamos aproximadamente R$ 4 mil reais em janeiro e até hoje estávamos esperando que tudo que ele tinha prometido acontecesse, mas agora descobrimos que ele brincou com nosso sonho”, declarou nossa fonte que pediu para não ser identificada.
Já em Penedo, o diretor da Escolinha Novos Talentos, Evanílson Nunes, usou a rede social Facebook para lamentar o ocorrido. Na publicação, o ex-jogador profissional chegou a declarar que “também tinha sido vítima do falso projeto e que mentira tem perna curta”.
“Dois jovens de Penedo chegaram a viajar para participar do teste que na verdade nunca aconteceu. Ele chamava falsos membros do Fluminense e do Vasco para fazer os simular que estava analisando os garotos. Para uns eles diziam que tinham sido reprovados e outros eles pediam que retornassem para casa e ficassem aguardando um novo contato, coisa que nunca aconteceu. Por sorte, o pai de um desses jovens daqui de Penedo era o motorista do ônibus que tinha sido locado para levar o grupo até o Rio de Janeiro e teve como trazer os garotos após dois dias no estado. Fomos todos lesados, infelizmente”, explicou Evanílson.
Condições desumanas
O caso foi descoberto depois que a Secretaria de Direitos Humanos do Rio de Janeiro recebeu uma denúncia anônima dando conta de que 38 garotos vindo da periferia de Maceió e de cidades do interior de Alagoas estavam vivendo em condições desumanas numa casa alugada em Guapimirim, na Baixada Fluminense, muitos deles sem ao menos portar a autorização formal dos pais para viajarem para outro estado. Na casa onde os garotos foram encontrados, existia um único banheiro e eles eram os responsáveis pela limpeza da residência e de suas roupas.
Alan Nunes Silva chegou a prestar depoimento na sede do Ministério Público do Rio de Janeiro. Ele contou que é o diretor do projeto “Gool de Placa” que consistia em selecionar garotos carentes do Nordeste para fazerem testes em grandes times de futebol, mas não apresentou nenhuma documentação que comprovasse isso. Os responsáveis pelos times do Vasco e do Fluminense foram procurados e negaram qualquer tipo de relação com Alan, pessoa que eles disseram até desconhecer.
A promotora Soraia Salles, responsável pela ação, enviou cópias do processo para o Ministério Público Federal e o Ministério Público do Trabalho para que seja investigado se houve tráfico de pessoas e/ou exploração de trabalho infantil. O Ministério Público tenta descobrir também qual seria o benefício que o acusado receberia ao enganar os meninos. Os garotos que ainda não puderam retornar para Alagoas devem chegar nos próximos dias, pois a Prefeitura de Guapimirim e o governo do estado se comprometeram a pagar as passagens.
Alan Nunes é candidato a deputado estadual pelo PRTB, em Alagoas. Ele usou seu perfil no Facebook para falar sobreo assunto. Confira o pronunciamento do jovem na íntegra:
Nota oficial:
“Venho através desse esclarecer alguns comentários que foi criado por pessoas mau-caráter que especularam que estava foragido se estivesse foragido mim apresentaria da mesma forma que comparecer no sitio quando fui denunciado a 15 dias. Também quero esclarecer os comentários que surgiram sobre os garotos estavam até passando fome todo dia eu ALAN NUNES transferia o dinheiro da alimentação dos garotos tenho nota do banco e do mercado rebanho de canalhas tenham vergonha na cara de vcs tenho pelo menos diguinidade se vcs sabem o que é isso, e referente ao contrato dos garotos estava montando o estatuto do Manchester Brasil para federar o clube e usaria o projeto gool de placa para agenciar os garotos, graças a Deus conseguir muito conhecimento no futebol e iria encaminhar os garotos para disputar a terceira divisão do carioca e assim ficaria mais fácil de negociar esses garotos, estão tentando até mim colocar como trafico de criaças mais já estou providenciando o restante dos documentos dos garotos.Esses foram os meus crimes no inquérito da policia civil de Guapimirim-RJ consta que não foi encontrada nenhuma irregularidade, mesma coisa o laudo do conselho tutelar.
Fico muito triste pela falsidade de pessoas que pensei que eram meus amigos, pessoas que estendir a mão e so fizeram mim apunalhar pelas costa, mais agradeço a todos os Judas que conheci pois mim mostrou realmente quem são as pessoas que estavam comigo, tenho amigos de verdade q mim ligam mim aconselham tenho enorme gratidão a todos vcs, n irei mais mim manifesta através do fec ou outro meio de comunicação so postei por causa dos covardes que fizeram comentário para denegrir minha pessoa, daqui pra frete qualquer comentário que surgi irei resolver perante a justiça, e os garotos que iram retorna irei encaminha ao Rafael ( empresário dos gêmeos ) e os que duvidaram da minha pessoa fiquem com Deus que vcs possa conseguir vencer na vida de coração.
ALAN NUNES …” (Sic)
*Atualizado às 19h34min
