Rafael Nadal dá adeus à Bangcoc
Único cabeça de chave entre os semifinalistas, o espanhol Rafael Nadal parecia ter a chave aberta para a conquista de mais um título na vitoriosa temporada. Neste sábado, o principal favorito nas quadras de Bangcoc até largou bem contra o compatriota Guillermo Garcia-Lopez, faturando o primeiro set, mas o que ele não contava era com a virada do compatriota, que acabou surpreendendo o número 1 do mundo e rumou para sua segunda final no ano.
Atual número 53 do mundo, Garcia-Lopez batalhou por 2h45 para conseguir derrotar Nadal por 2 sets a 1, com parciais de 2/6, 7/6 (7/3) e 6/3. Esta foi sua primeira vitória sobre o líder do ranking na carreira, tendo perdido nas oitavas de final em Valencia, em 2005, nas quartas de Chenai, dois anos atrás, e na decisão de um future espanhol, em 2002. Além de vencer o compatriota pela primeira vez, o tenista de Albacete também faturou seus primeiros sets no duelo, já que havia sido derrotado em sets diretos nos encontros anteriores.
Depois de triunfar no primeiro set sem grandes dificuldades, Nadal enfrentou uma segunda parcial mais equilibrada, na qual abusou de desperdiçar break-points, não conseguindo converter nenhum dos 16 que teve a seu favor. Sem quebras de ambos os lados, Garcia-Lopez levou a melhor no tiebreak e forçou a disputa do terceiro set.
Foi então que o tenista de Albacete acertou o braço no saque, não cedendo nenhuma chance de quebra ao líder do ranking. Garcia-Lopez faturou 20 dos 25 pontos disputados com o seu serviço e aproveitou o único break-point da parcial para quebrar o saque de Nadal e seguir em frente na Tailândia.
Sacando muito bem durante o campeonato, mas uma vez Nadal teve bom aproveitamento com o primeiro serviço, com o qual venceu 87% das bolas disputadas, abaixo do aproveitamento de 92% que vinha tendo até então. Só que o compatriota também não deixou barato no fundamento, anotou 10 aces na partida, que se somaram aos 32 pontos de saque conquistados até então, a melhor marca do torneio.
Vice-campeão na grama de Eastbourne neste ano, Garcia-Lopez busca seu segundo título. Fazendo apenas sua terceira final na carreira, o espanhol já levantou a taça em Kitzbuhel, em 2009. Para atingir a decisão, além de derrubar Nadal, ele também passou pelo letão Ernests Gulbis, cabeça de chave 4, nas quartas, pelo alemão Michael Berrer, oitavo pré-classificado, na estreia, e pelo francês Florent Serra, na segunda rodada.
