×

Esporte

Surpresa!!! Nadal perde e está eliminado no torneio de Londres

Lopez foi o responsável pela proeza

Uma enorme surpresa no tênis internacional aconteceu no dia de hoje. Feliciano Lopez conseguiu. Jogando de forma absolutamente correta para a quadra de grama, o canhoto espanhol derrubou o número 1 do mundo Rafael Nadal nas quartas-de-final do ATP 250 de Londres, ao marcar 7/6 (7/5) e 6/4, em duelo de 1h51.

Esta foi apenas a segunda vitória de López sobre o amigo em sete duelos na carreira. A anterior havia acontecido no piso emborrachado da Basileia em 2003, quando Nadal ainda inicia a carreira profissional. Depois disso, López havia ganhado sequer outro set do compatriota.

Nadal não perdia partidas desde que foi para o saibro europeu, conquistando nesse período 24 vitórias e quatro troféus consecutivos. Sua última derrota aconteceu na semifinal de Miami para Andy Roddick. Agora, o espanhol soma 40 vitórias e cinco derrotas na temporada.

Na rodada anterior, quando teve um duro jogo de três sets diante do russo Denis Istomin, o campeão de 2008 havia sentido dor na parte posterior da perna direita e chegou a pedir atendimento médico. Mas isso não pareceu incomodá-lo durante a partida desta sexta-feira.

López soube utilizar com maestria o seu jogo agressivo, com bons saques e muitas subidas à rede, além de ter se aplicado nas devoluções. Abusou do slice de backhand, o que torna o quique da bola muito baixo no piso de quadra, induzindo por diversas vezes Nadal ao erro.

Apesar de aproveitamento menor de primeiro saque – foram 58% contra 71% -, López conseguiu 12 aces e venceu 82% desses pontos, enquanto o líder do ranking atingiu 76%, com três aces. O ponto crucial da partida foi a dificuldade de Nadal em escapar dos três break-points que enfrentou, algo que não é comum para ele.

Os dois trocaram quebras nos primeiros games da partida e a decisão acabou no tiebreak, onde Feliciano conseguiu mínima vantagem. Na segunda série, López abriu vantagem no quinto game, mas Nadal se recuperou imediatamente. Mas as boas devoluções de Feliciano permitiram nova quebra no nono game, que permitiram a ele sacar para a vitória. Nadal ainda salvou um match-point com falha no voleio do oponente, mas foi vencido na segunda tentativa diante de um López confiante e inspirado.

Número 31 do ranking, López tenta agora sua segunda final da temporada – foi campeão no ATP 250 de Joanesburgo em fevereiro – diante do vencedor da partida entre o americano Mardy Fish, que vem da vitória sobre Andy Murray, e o francês Michael Llodra, vencedor de Marin Cilic.

A queda de Nadal nas quartas se soma à série de surpresas em Queen´s. O sérvio Novak Djokovic, o escocês Andy Murray e o americano Andy Roddick pararam ainda na terceira rodada. Os maiores cabeças ainda de pé são o americano Sam Querrey, número 7, e o próprio Lopez, oitavo pré-classificado.