De forma surpreendente, o Japão será a adversária dos Estados Unidos na grande e inédita decisão do Mundial de Futebol Feminino. Na semi-final disputada nessa quarta-feira, as orientais saíram perdendo para a Suécia em Frankfurt, cmesmo assim e de forma heróica, venceram por 3 a 1 e se garantiram na sua primeira final ness competição. A partida decisiva será no domingo, às 15h45, novamente em Frankfurt.
Até os dias atuais, o Japão não era um adversário que impunha respeito no cenário internacional do futebol feminino. A equipe asiática participou de todas as cinco edições anteriores, todavia, só chegou ao mata-mata em 1995, quando derrotou e eliminou o Brasil na fase de grupos. Após essa proeza, só conseguiu mais duas vitórias, em 2003 e 2007, ambas sobre a Argentina. Até a disputa do Mundial da Alemanha, em 16 jogos em Mundiais, elas tiveram apenas três triunfos e dois empates.
Nesse ano, as meninas da terra do sol nascente vem surpreendendo. Na primeira fase, venceu Nova Zelândia e México, perdendo apenas para a Inglaterra. Em seguida, nas quartas de final, eliminou a poderosa bicampeã Alemanha, que jogava em casa. A última vítima foi a Suécia.
Agora, a expectativa das meninas orientais ficam por conta da final de domingo, quando estarão enfrentando a favorita seleção dos Estados Unidos. Porém, para quem já chegou até aqui, mais um degrau nessa árdua missão, não é difícil de acontecer.