O esperado duelo entre Pinheiros/Sky e Sesi-SP acabou com vitória do time de melhor campanha na Superliga Masculina 10/11. A equipe da Vila Leopoldina bateu o Pinheiros/Sky, nesta SEGUNDA-FEIRA (24.01), por 3 sets a 1 (25/22, 21/25, 25/20 e 25/20), em 1h48, no ginásio Henrique Villaboin, em São Paulo (SP). No terceiro set do confronto, o campeão olímpico Giba sofreu uma contusão no tornozelo esquerdo e teve que deixar a partida.
Com o resultado, o Sesi-SP manteve a liderança do torneio com 31 pontos e apenas uma derrota. O Pinheiros/Sky está na quarta colocação, com 25 pontos e cinco resultados negativos.
O central Thiago Barth foi eleito o melhor atleta da partida e recebeu o Troféu VivaVôlei. Thiago marcou 14 pontos – 12 de ataque, um de saque e um de bloqueio. Companheiro de equipe, o central Sidão foi o maior pontuador do jogo, com 16 acertos.
Thiago Alves de volta
A partida marcou a volta do ponteiro Thiago Alves, que estava sem jogar há dois meses. Thiago entrou no terceiro set no lugar do ponta Japa, permaneceu em quadra até o final da partida e marcou três pontos.
“Quem já se contundiu sabe como é difícil retornar. Estou fazendo um trabalho de recuperação muito forte. É importante voltar no início do returno para chegar bem às fases finais. O Japa vem jogando um bom voleibol e eu venho para somar”, disse Thiago.
Murilo e Gustavo lamentam contusão de Giba
No início do terceiro set, o campeão olímpico Giba sofreu uma contusão no tornozelo esquerdo ao tentar bloquear um ataque do ponta Murilo. O jogador, eleito o melhor atleta do Brasil em 2010, lamentou a contusão do companheiro de seleção.
“A rivalidade entre as equipes é muito grande. O time deles sentiu a contusão do Giba, que faz falta em qualquer equipe do mundo. Nós, atletas, estamos sujeitos a isso. Aconteceu comigo no Mundial e tenho certeza que o Giba vai voltar com todo o gás”, afirmou Murilo.
Pelo lado do Pinheiros/SKY, o central Gustavo disse que o time da casa sentiu a ausência do ponteiro tricampeão mundial.
“O time sofreu com a perda do Giba. Estávamos numa crescente na partida e, apesar do Reffatti ter entrado bem, estávamos todos preocupados com ele. Temos duas partidas importantes pela frente contra o BMG/São Bernardo e o São Caetano/Tamoyo e precisamos sair com a vitória para ficar entre os oito, que é o nosso objetivo”, finalizou Gustavo.
O jogo
A partida começou equilibrada, mas, depois de dois bloqueios seguidos do central Sidão, a vantagem do time do Sesi-SP era de quatro pontos (7/3) no início do primeiro set. Com o levantador Sandro usando as bolas de velocidade dos centrais Thiago Barth e Sidão com eficiência, o Sesi-SP fechou o set em 25/22, num ataque do oposto Wallace.
O Pinheiros/Sky voltou melhor para o segundo set. Depois de um cartão amarelo para o líbero Serginho (punido por reclamação), os donos da casa abriram 4/0. Em um toque na rede do ponteiro Murilo, a vantagem continuou de quatro pontos (16/12). O Sesi-SP cometeu muitos erros, e o Pinheiros/Sky fechou o set em 25/21, empatando o jogo.
O terceiro começou com um lance triste. O ponteiro tricampeão mundial Giba contundiu o tornozelo esquerdo ao sofrer uma queda, depois da tentativa de bloquear o ataque de Murilo, companheiro de seleção. Giba foi substituído pelo ponteiro Reffatti. Mesmo sem o campeão olímpico, que era o maior pontuador do confronto com 11 pontos, o Pinheiros/Sky manteve a partida equilibrada. Depois de três erros seguidos – duas invasões por baixo do levantador Murilo e um erro de levantamento do central Silêncio -, o Sesi-SP abriu 15/12. A equipe da Vila Leopoldina manteve a vantagem até o final, e fechou e set em 25/20.
O quarto set foi marcado por muitos erros das equipes. Melhor no saque e com uma boa atuação do central Thiago Barth, o Sesi-SP fechou o set em 25/20 e selou a vitória por 3 sets a 1.
O próximo confronto do Pinheiros/Sky na competição será na quinta-feira (27.01), às 20h30, contra o BMG/São Bernardo (SP), no ginásio Adib Moyses Dib, em São Bernardo do Campo (SP). Já o Sesi-SP enfrentará o BMG/São Bernardo, no sábado (29.01), às 18h, no ginásio Villa Leopoldina, em São Paulo (SP).
EQUIPES
PINHEIROS/SKY – Murilo, Tuba, Maurício, Giba, Silêncio e Gustavo. Líbero – Polaco
Entraram – Leo, Vinhedo, Reffatti e Aureliano.
Técnico – Mauro Grasso
SESI-SP – Sandro, Wallace, Murilo, Japa, Sidão e Thiago Barth. Líbero – Escadinha
Entraram – Jotinha, Léo e Thiago Alves.
Técnico – Giovane