A Superliga masculina terá um novo campeão. Pela primeira vez, Sesi-SP e Sada Cruzeiro chegaram a decisão e disputarão o título da edição 10/11. O confronto será realizado neste DOMINGO (24.04), a partir das 10h, no ginásio do Mineirinho, em Belo Horizonte. A Tv Globo e os canais Sportv e Esporte Interativo transmitirão o duelo ao vivo. Os ingressos estão esgotados desde quarta-feira.
Depois de terminar a fase classificatória na primeira colocação, o Sesi-SP eliminou a Medley/Campinas (SP) e o Vivo/Minas (MG), nas quartas e semifinais, respectivamente. Já o Sada Cruzeiro ficou na terceira colocação na fase inicial. Nas quartas, o time mineiro superou o Pinheiros/Sky (SP) e, nas semifinais, desclassificou o Vôlei Futuro (SP).
No comando dos times, dois técnicos buscam subir pela primeira vez ao lugar mais alto do pódio. O Sesi-SP é comandado pelo bicampeão olímpico Giovane Gávio, que chega pela primeira vez à final. Do lado do Sada Cruzeiro, o comando é do argentino Marcelo Mendez.
Apesar da ansiedade da primeiro final como treinador, Giovane utiliza sua vivência como jogador para preparar a equipe paulista. “É uma emoção, uma ansiedade diferente. Não é um jogo qualquer, é especial, a final de Superliga. Mas procuro ficar tranquilo, para poder passar essa tranquilidade aos jogadores. Já estive lá dentro e a cabeça de ex-jogador me ajuda a pensar com a cabeça de técnico”, afirma Giovane.
Sobre o adversário, Giovane chama atenção para a força do grupo. “Jogar no Mineirinho é especial, um lugar de muitas histórias marcantes do esporte. O Sada Cruzeiro é um grande time, possui destaques individuais, mas o conjunto é a sua principal arma. É um time que luta do início ao fim e precisamos jogar fortes”, afirma Giovane Gávio.
Do lado do Sada Cruzeiro, o técnico Marcelo Mendez diz que enfrentar o Sesi-SP é quase que enfrentar a seleção brasileira, já que o time paulista tem vários jogadores “selecionáveis” no elenco.
“Toda final é muito difícil. E assim será. Teremos um jogo com muita disputa. O Sesi tem vários jogadores de destaques da seleção e também joga de forma equilibrada, como um time”, afirma Mendez.
Os ingressos para a partida estão esgotados. E sobre o apoio maciço da torcida mineira, Marcelo Mendez prefere minimizar. “Eles vão ajudar um pouco, mas teremos que fazer a nossa parte”, completa o argentino.
A Sada Cruzeiro conta com a força do ataque e do saque. O time mineiro é o primeiro colocado por equipe no ataque, com 36,72% de aproveitamento, e também no saque (5,12%). Já o Sesi-SP lidera no levantamento, com 40,55% de eficiência.
TREINOS
A equipe do Sada Cruzeiro não treinará no Mineirinho na tarde desta SEXTA-FEIRA. Com isso, o horário do treinamento do time do Sesi-SP mudou e será de 17h às 19h.
Neste SÁBADO (23.04), as equipes treinarão somente na parte da manhã. O Sesi-SP treinará das 8h30 às 10h30 e o Sada Cruzeiro, das 10h30 às 12h30
ARBITRAGEM
1º ÁRBITRO – Paulo Ricardo Turci (PR)
2º ÁRBITRO – Sérgio Luiz Cantini (RJ)
GALERIA DE FOTOS DOS TREINOS DESTA SEXTA-FEIRA:
SESI-SP
http://www.cbv.com.br/cbv2008/imprensa/abrir.asp?id=818
SADA CRUZEIRO
http://www.cbv.com.br/cbv2008/imprensa/abrir.asp?id=817
RAIO-X DAS EQUIPES
SADA CRUZEIRO
Ataque – 1º lugar – 36,72%
Bloqueio – 4º lugar – 20,03%
Saque – 1º lugar – 5,12%
Defesa – 5º lugar – 2,10%
Levantamento – 7º lugar – 26,61%
Recepção – 4º lugar – 54,55%
SESI-SP
Ataque – 2º lugar – 35,91%
Bloqueio – 6º lugar – 19,72%
Saque – 2º lugar – 4,92%
Defesa – 4º lugar – 6,37%
Levantamento – 1º lugar – 40,55%
Recepção – 3º lugar – 57,01%