A Superliga Masculina 10/11 chega à última rodada da fase classificatória com as oito equipes classificadas já definidas. No entanto, os últimos jogos, nesta QUINTA-FEIRA (17.03), definirão os cruzamentos das quartas-de-final da competição. O destaque da 15ª rodada do returno será a reedição da final da última edição. Cimed (SC) e BMG/Montes Claros (MG) duelarão a partir das 21h15, no ginásio Capoeirão, em Florianópolis, com transmissão ao vivo do canal Sportv.
Além desses dois times, já estão classificados para a próxima fase: Sesi-SP, Sada Cruzeiro (MG), Vivo/Minas (MG), Pinheiros/Sky (SP), Vôlei Futuro (SP) e Medley/Campinas (SP). Dos classificados, três não terão suas posições alteradas após os resultados da última rodada. O Sesi-SP não perderá a liderança. O BMG/Montes Claros e o Vivo/Minas também manterão a quarta e quinta colocação, respectivamente, e, desta forma, duelarão nas quartas-de-final.
Os três cruzamentos restantes ainda estão indefinidos. Cimed e Sada Cruzeiro brigam pela segunda e pela terceira colocações. Pinheiros/Sky, Vôlei Futuro e Medley/Campinas disputarão as posições do sexto ao oitavo lugar.
Além da reedição da última final, outros seis jogos movimentarão a última rodada do returno, todos às 21h15. O Sesi-SP irá até Santo André, onde enfrentará os donos da casa, o Santo André/Spread (SP), no ginásio Pedro Dell´Antonia. O Pinheiros/Sky jogará contra o Londrina/Sercomtel (PR), no ginásio Moringão, em Londrina (PR). O Vivo/Minas enfrentará o Volta Redonda (RJ), no ginásio Poliesportivo, em Volta Redonda (RJ). O Sada Cruzeiro medirá forças contra a Fátima/Medquímica/Sogipa (RS), no ginásio da Sogipa, em Porto Alegre. O Vôlei Futuro terá pela frente o São Caetano/Tamoyo (SP), no ginásio Lauro Gomes, em São Caetano do Sul (SP), enquanto a Medley/Campinas jogará contra o BMG/São Bernardo (SP), no ginásio Adib Moysés Dib, em São Bernardo do Campo (SP).
Bruninho está de volta
Depois de torcer o tornozelo esquerdo na derrota para o Londrina/Sercomtel, o levantador da Cimed Bruninho desfalcou o time nas últimas três partidas. Mas o duelo contra o BMG/Montes Claros marcará o retorno do atleta à equipe tetracampeã da Superliga. Nos jogos que não contou com o jogador, a Cimed perdeu dois (Vivo/Minas e Sada Cruzeiro) e ganhou um no tie-break (Santo André/Spread).
“Não foi fácil ficar de fora esse tempo. Até o jogo contra o Londrina, estávamos vivendo um momento muito bom na Superliga, talvez fosse a nossa melhor campanha das últimas seis temporadas. Doeu um pouco ficar longe, mas agora não podemos ficar pensanso no passado. Temos a chance de vencer e conseguir esta segunda colocação. Vamos em busca disso com muita força”, diz Bruninho, que ficou de fora da equipe durante 15 dias.
Sobre o adversário, Bruninho pede atenção. “O BMG/Montes Claros vem embalado, venceu adversários fortes, considerados favoritos ao título desta Superliga. Aliás, eles também são candidatos a esse título. Nosso saque precisará funcionar bem, como aconteceu no turno lá em Montes Claros. Com certeza, será um jogo bem complicado”, avalia Bruno.
No turno, a Cimed venceu o BMG/Montes Claros por 3 sets a 1. O central Rogério, da equipe catarinense, foi eleito o melhor jogador daquela partida e recebeu o Troféu VivaVôlei. O maior pontuador foi o oposto Alemão, do time da casa, que marcou 22 pontos, um a mais do que o também oposto da Cimed, Bob.
Apesar das dificuldades, o técnico da Cimed, Marcos Pacheco, comemora a possibilidade de terminar a fase classificatória na segunda colocação.
“Estamos passando por um momento de dificuldade, mas, se vencermos este jogo em casa, vamos conseguir manter a segunda colocação. Infelizmente, não mantivemos o primeiro lugar por causa da nossa campanha irregular. Temos que conseguir esta vitória importante para o grupo”, diz Pacheco, confirmando que o levantador Bruno jogará como titular.
Sada Cruzeiro esperançoso com o segundo lugar
Se vencer a Fátima/Medquima/Sogipa por qualquer placar e a Cimed perder para o BMG/Montes Claros, o Sada Cruzeiro terminará a fase classificatória na segunda colocação. Por isso, os jogadores da equipe mineira estão confiantes, mas lembram que a equipe gaúcha surpreendeu na última rodada, ao derrotar o Vivo/Minas, por 3 sets a 0.
“Está todo mundo concentrado e nossa intenção é buscar o segundo lugar. O times deles fez uma ótima partida e venceu o Minas na última rodada. É claro que eles também vão querer dificultar nossa vida. Temos que entrar muito atentos. Não depende só da gente, mas vamos fazer o nosso melhor para melhrar a nossa posição na tabela. Os playoffs já começam na próxima semana. Temos que estar muito bem preparados”, diz o ponteiro Felipe, do Sada Cruzeiro.
As quartas-de-final da Superliga serão disputadas numa série melhor de três jogos. A primeira rodada está prevista para os dias 21 e 22 de março.
SUPERLIGA MASCULINA 10/11
15ª RODADA DO RETURNO
17.03 (QUINTA-FEIRA) – Cimed x BMG/Montes Claros, às 21h15, no ginásio Capoeirão, em Florianópolis. SPORTV
17.03 (QUINTA-FEIRA) – Santo André/Spread x Sesi-SP, às 21h15, no ginásio Pedro Dell´Antonia, em Santo André (SP)
17.03 (QUINTA-FEIRA) – Londrina/Sercomtel x Pinheiros/Sky, às 21h15, no ginásio Moringão, em Londrina (PR)
17.03 (QUINTA-FEIRA) – Volta Redonda x Vivo/Minas, às 21h15, no ginásio Poliesportivo, em Volta Redonda (RJ)
17.03 (QUINTA-FEIRA) – Fátima/Medquímica/Sogipa x Sada Cruzeiro Vôlei, às 21h15, no ginásio da Sogipa, em Porto Alegre
17.03 (QUINTA-FEIRA) – São Caetano/Tamoyo x Vôlei Futuro, às 21h15, no ginásio Lauro Gomes, em São Caetano do Sul (SP)
17.03 (QUINTA-FEIRA) – BMG/São Bernardo x Medley/Campinas, às 21h15, no ginásio Adib Moysés Dib, em São Bernardo do Campo (SP)