A Superliga Feminina de vôlei 11/12 terá seus primeiros jogos do ano de 2012, nesta TERÇA-FEIRA (10.01). E, logo no retorno, um duelo de invictos promete agitar os torcedores no ginásio Plácido Rocha, em Araçatuba (SP), a partir das 20h. De um lado, o líder da competição e dono da casa: o Vôlei Futuro (SP). Do outro, a também invicta Usiminas/Minas (MG).
E nesta terça-feira, o outro time invicto na Superliga 11/12, o Sollys/Nestlé (SP) também entrará em quadra a partir das 20h. Em Osasco, no ginásio José Liberatti, a equipe paulista medirá forças com o Macaé Sports (RJ).
Até o momento, Vôlei Futuro e Usiminas/Minas alcançaram cinco vitórias cada um. O time paulista perdeu apenas um set na competição, na vitória sobre o Banana Boat/Praia Clube (MG). As outras quatro vitórias foram por 3 sets a 0, diante de Mackenzie/Cia. do Terno (MG), Rio do Sul (SC), BMG/São Bernardo (SP) e Macaé Sports.
Já a equipe mineira ganhou dois jogos por 3 sets a 0 – Banana Boat/Praia Clube e Macaé Sports -, um por 3 sets a 1 – Pinheiros (SP) – , além de ter vencido BMG/São Bernardo e Sesi-SP no tie-break .
Ataque x defesa
O duelo também colocará frente a frente as equipes líderes nas estatísticas de ataque e defesa da Superliga. A Usiminas/Minas é a primeira colocada no ataque, com 28,87% de aproveitamento. Já o Vôlei Futuro se destaca no ranking da defesa, onde é o primeiro colocado, com 48,87% de eficiência.
O destaque mineiro nas estatísticas tem um sotaque diferente. As cubanas Herrera e Daymi são os destaques do time de Belo Horizonte. Até o momento, Herrera é a maior pontuadora da Superliga, com 88 pontos, um a mais do que Daymi. No ataque, as posições se invertem. Daymi é a líder, com 28,57% de aproveitamento, seguida de perto de Herrera, segunda colocada (28,32%).
E a força cubana da Usiminas/Minas chama a atenção de Paulo Coco, técnico do Vôlei Futuro. “Como na temporada passada, a equipe mineira é uma das credenciadas para chegar às semifinais e quem sabe a uma final. As cubanas dão uma poder de ataque grande para o time. A equipe manteve o entrosamento do time da última Superliga e ganhou com a chegada de novas jogadoras como a Daymi e a Mari Paraíba”, avalia o treinador do time de Araçatuba.
Sobre o momento do Vôlei Futuro, Paulo Coco destaca que a Superliga está apenas no começo. Para o treinador, a dificuldade irá se intensificar. “Teremos uma sequência muito forte a partir de agora. Os próximos jogos irão mostrar qual o nível que estamos”, destaca Paulo. Nas próximas rodadas, o Vôlei Futuro enfrentará: Pinheiros, Sesi-SP, Sollys/Nestlé, Unilever e São Caetano.
Do lado da Usiminas/Minas, o técnico Jarbas Ferreira destaca a força do elenco do Vôlei Futuro e considera a equipe do interior paulista como favorita no confronto. “Será um duelo dificílimo. Não temos que nos preocupar com o choque de invictos, mas sim com nossa forma de jogar. O Vôlei Futuro tem uma excelente equipe, com jogadoras da seleção. Além disso, repatriou a Fernanda Garay e a Walewska. É favorito, além de jogar em casa”, diz o treinador mineiro.
Sobre o momento da equipe, Jarbas está satisfeito. “Que bom que começamos com vitórias. Mas sabemos que a Superliga está apenas no começo. O time está jogando de forma alegre e está bem disposto em quadra”, completa o treinador.