×

Penedo

Superintendente rebate boatos sobre descarte de lixo e anuncia novas medidas em Penedo

Outra medida em avaliação é a instalação de câmeras de monitoramento em locais onde a população insiste em formar pontos de lixo - Foto: arquivo

Após a polêmica envolvendo um carroceiro que foi flagrado jogando lixo em um ponto que, naquele momento, passava por um mutirão de limpeza no bairro Raimundo Marinho, em Penedo, a nossa redação ouviu o superintendente de Limpeza Pública, Ricardo Araújo.

O responsável pela pasta negou que a cidade não possua local adequado para descarte e esclareceu que a Prefeitura de Penedo atua de acordo com a legislação municipal.

“É falsa, mentirosa, essa informação. O ponto de descarte existe e fica instalado no povoado Peixoto, próximo ao trevo da Paisa. A população pode e deve utilizar esse espaço, evitando a formação de lixões irregulares que prejudicam toda a coletividade”, afirmou Araújo.

Ele destacou ainda que a legislação municipal é clara quanto às responsabilidades da população. Segundo o artigo 169 da Lei Municipal n.º 1.283/2007, que instituiu o Código de Postura do Município de Penedo, “a retirada de entulho e restos de construção é de inteira responsabilidade dos proprietários e inquilinos dos imóveis urbanos, cabendo a eles manter em perfeito estado de asseio prédios, quintais, pátios e outras dependências”.

Ricardo Araújo também adiantou que pretende discutir com o prefeito Ronaldo Lopes a criação de ecopontos em outras regiões da cidade, ampliando as opções de descarte regular. Outra medida em avaliação é a instalação de câmeras de monitoramento em locais onde a população insiste em formar pontos de lixo. “Com esse acompanhamento, poderemos identificar quem descarta resíduos de forma irregular e adotar as medidas cabíveis para coibir essa prática”, destacou.

Além disso, o superintendente informou que a Prefeitura deve intensificar a organização do trabalho realizado por carroceiros em Penedo.

“Vamos atuar junto à Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito para que ocorra o cadastramento de todos os carroceiros. Assim, teremos um maior controle sobre quem realiza esse tipo de serviço, garantindo que os resíduos sejam encaminhados de forma correta e dentro da legalidade”, completou Ricardo Araújo.