Tendo como uma de suas metas criar oportunidades de crescimento aos socioeducandos por meio do esporte, a Superintendência de Atendimento Socioeducativo (Sase) recebeu na segunda-feira (18) uma série de materiais esportivos adquiridos com recursos da Secretaria de Estado de Ressocialização e Inclusão Social (Seris).
Os equipamentos serão utilizados na execução de atividades elaboradas pela diretoria pedagógica e visam o desenvolvimento dos socioeducandos, incentivando a prática esportiva e abrindo novos horizontes para os jovens.
Entre os matérias estão antenas para rede de vôlei, apitos, colchonetes, coletes, cones sinalizadores, jogos de dominó, jogos de damas, jogos de xadrez, tabuleiro de xadrez, luvas de goleiro, bolas de futebol de salão, bolas de futebol society e bolas de vôlei entre outros. Todos os produtos foram adquiridos com maior agilidade devido ao decreto emergencial administrativo do Estado de Alagoas, que garantiu maior celeridade na aquisição dos bens destinados às Unidades de Internação de Jovens.
Uma equipe formada por quatro educadores já realiza atividades físicas com os jovens. Com a chegada dos novos materiais, novas modalidades esportivas serão inseridas nas atividades.
Com o material os jovens poderão desenvolver várias práticas esportivas, tanto coletivas, como voleibol, futebol society e futebol de salão, incentivando o trabalho em grupo, como as modalidades individuais, entre elas xadrez e dama, ajudando a desenvolver algumas qualidades, como disciplina e organização.
O diretor administrativo da Sase, Luciano Gonçalves, ressalta que a prática de atividade física é importante para a saúde e, dentro da unidade, já é possível sentir a melhora no comportamento dos internos. “Já desenvolvemos algumas atividades fora da sala de aula, pois acreditamos no esporte como vetor de ressocialização. Com isso, percebemos que o comportamento dos socioeducandos tem melhorado bastante, pois além de sair da ociosidade, motiva a busca por novos horizontes”, afirmou.