×

Maceió

Superintendência Municipal de Limpeza transforma recicláveis em artigos de Natal

Trabalho das educadoras da Slum durou 14 dias

Baseado no conceito de sustentabilidade, o trabalho de Educação Ambiental desenvolvido em Maceió pela Superintendência Municipal de Limpeza (Slum) tem mostrado à população um novo olhar sobre o aproveitamento de resíduos que, ao invés de irem para o aterro sanitário, podem dar formas a novos objetos. Com a proximidade dos festejos de Natal, o trabalho não poderia ser diferente: as educadoras ambientais do órgão iniciaram a produção de artigos natalinos sustentáveis que unem criatividade e bom gosto.

O trabalho foi iniciado em novembro com a produção de um dos maiores símbolos da época quando o assunto é decoração. Para a árvore de Natal, as educadoras juntaram mais de 200 livros e revistas, descartados pela população, para dar forma ao objeto erguido em uma estrutura de aço de três metros de altura. As tradicionais bolas e estrelas de enfeite não ficaram de fora: os artigos foram produzidos de caixas de leite e uísque, além dos retalhos de tecidos que também iriam parar no lixo, com acabamentos em técnicas artesanais em gliter e tinta.

Segundo explica Guiomar de Jesus, uma das educadores ambientais da Slum, o trabalho foi inspirado em uma técnica de dobradura que une apenas duas revistas e dá forma a uma árvore de Natal pequena. Como o objetivo era fazer uma estrutura grande, a educadora afirma que foram realizados testes para adaptar ao tamanho da estrutura de aço. “Foram 14 dias de trabalho. Pegamos as revistas e livros para fazer dobraduras. Fomos montando uma a uma e depois penduramos juntas, dando forma à árvore”, contou.

Funcionando como uma espécie de ateliê de artesanato, o local de trabalho das educadoras ambientais da Slum é cercado de criatividade para transformar em arte o que seria lixo. As garrafas PET, caixas de leite, sacolas de papelão, disquetes, rolos de papel higiênico e recipientes plásticos passam pelas mãos das profissionais e logo se transformam. Para o Natal, esses materiais foram trabalhados e deram formas a guirlandas, árvores pequenas, suporte de vela, laços, sinos e bolas. Como resultado, enfeites decorativos que mostram à população que é possível reciclar e dar utilidade a resíduos produzidos diariamente nas residências.

A coordenadora de Controle Ambiental da Slum, Rita Araújo, ressalta a importância deste trabalho realizado pelas educadoras. “É uma forma prática de alertas os cidadãos sobre a necessidade de reutilizar materiais recicláveis, evitando que sejam descartados inadequadamente em vias públicas ou que sejam direcionados ao aterro sanitário. A população deve se conscientizar sobre os riscos de jogar lixo na rua, tanto pela poluição quanto pelos problemas de saúde pública, e a educação ambiental é uma das formas de alertar”, afirma.

Rita Araújo também destaca que a Slum realiza o trabalho de sensibilização e conscientização rotineiramente, com palestras em escolas, ações em bairros e durante os mutirões de limpeza realizados em toda a capital. A coordenadora reforça que a Educação Ambiental tem papel fundamental na redução do descarte de resíduos de forma inadequada, além de evitar problemas de saúde pública, como a proliferação da dengue.