A Superintendência Regional do Trabalho em Alagoas comemora o aumento do número de empresas que tem procurado o órgão para ofertar cursos a jovens aprendizes. Além das entidades do Sistema S (SENAI, Senac e SENAT) outras empresas estão se oficializando através do Cadastro Nacional de Aprendizagem Profissional (CNAP), meio destinado ao cadastramento das entidades qualificadas em formação técnico-profissional metódica, definidas pelo Decreto nº 5.598 de 2005, que regulamenta a contratação e a formação profissional de aprendizes.
Instituições como Pestalozzi, Soprobem e a Nosso Lar querem viabilizar mais cursos e assim aumentar o número de pessoas capacitadas. As ofertas têm sido voltadas à hotelaria, bares e restaurantes e agências bancárias. Cerca de 300 novas vagas estão surgindo. Para que sejam viabilizados, a SRTE fiscaliza para que estejam com estrutura física apropriada para a realização e logística adequadas.
O auditor-fiscal do Trabalho, Leandro Carvalho, disse que Alagoas conta atualmente com 4.500 aprendizes no mercado e a intenção é atender a 12 mil. “Nosso trabalho tem dois viéis, fazemos a fiscalização e o cadastro das entidades que podem fornecer os cursos de aprendizagem e as entidades estão percebendo essa necessidade. As ferramentas eletrônicas da fiscalização do trabalho têm proporcionado uma ação mais eficaz e já que o Sistema S que não tem a capacidade de atender toda a demanda essas entidades fazem a complementação. É um circulo virtuoso, positivo e que vemos com perspectiva de crescimento”, pontuou.
