A Secretaria de Estado de Promoção da Paz (Sepaz), por meio de sua Superintendência de Políticas sobre Drogas, definiu as prioridades da área para o ano de 2014. Na manhã dessa quarta-feira (18), a equipe da superintendência elaborou um planejamento estratégico que contempla seis ações prioritárias por meio das três diretorias.
Segundo o superintendente Luan Gama, a Diretoria de Prevenção vai fortalecer o Programa Proteger Educando, que capacita educadores e familiares para desenvolver técnicas de prevenção em relação às drogas. Outra ação será a campanha “Acolha seu Filho Antes que as Drogas o Adotem”, que contará com blitzes educativas nas ruas e instrumentalização das famílias.
Por meio da Diretoria de Recuperação, haverá a ampliação da equipe do Centro de Acolhimento, o local de triagem e porta de entrada do Acolhe Alagoas, e uma interiorização das ações dos Anjos da Paz. “Pelo menos uma vez por semana eles estarão em cidades do interior fazendo visitas às famílias, orientando, oferecendo apoio e tentando resgatar voluntariamente as pessoas com dependência”, frisou Luan Gama.
Já por meio da Diretoria de Reinserção Social, o superintendente destacou que será intensificado o Programa Recomeçar, com a realização de oficinas para ex-acolhidos e suas famílias, com o objetivo de proporcionar a geração de emprego e renda. Na mesma área, será lançado o Programa Família Viva, para atender, orientar e promover a reestruturação das famílias que foram acometidas pela dependência química.
“Investir em ações de prevenção, recuperação e reinserção social de dependentes químicos é também uma forma de se promover a paz, uma vez que diversos casos de violência em Alagoas estão relacionados ao uso de drogas. Oferecer condições de mudança de vida aos dependentes químicos é uma das principais missões da Sepaz e que será fortalecida em 2014, por determinação do governador Teotonio Vilela”, salientou o secretário de Estado de Promoção da Paz, Adalberon Sá Júnior.
