×

Maceió

Superintendência de Limpeza retira toneladas de lixo em canal de Mangabeiras

Slum retira toneladas de lixo em canal de Mangabeiras

A Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum) instalou nesta quinta-feira (14) o equipamento de barragem hidráulica no canal que passa pela Avenida Dona Constança de Góes Monteiro, no bairro Mangabeiras. No local, toneladas de lixo descartadas inadequadamente pela população estão sendo retiradas, entre garrafas PET, embalagens plásticas, carcaças de móveis e eletrodomésticos, além de animais mortos. Somente no primeiro dia de limpeza foram recolhidas cinco toneladas em média.

A situação do canal, conhecido como Riacho do Sapo, é semelhante à registrada no mês de maio em uma galeria de águas pluviais que passa pela Avenida Gustavo Paiva, próxima ao local, quando foram retiradas aproximadamente 35 toneladas de resíduos após o entupimento gerado por lixo volumoso, como geladeiras, sofás e cadeiras.

Titular da Slum, David Maia acompanhou o início do trabalho e falou sobre a importância da ação. “Infelizmente, a cultura do descarte de lixo em vias públicas por parte da população persiste e o resultado é esse: um canal tomado por resíduos onde deveria passar somente água pluvial. Maceió conta com um sistema de limpeza pública eficiente e amplo, então não há necessidade de o cidadão jogar lixo na rua. É importante lembrar que a cidade mais limpa não é aquela que mais se limpa, mas a que menos se suja. O serviço funciona, mas precisamos que o maceioense colabore”, afirmou o superintendente.

Segundo explica David Maia, a barragem hidráulica é uma técnica que represa parte da água do canal em uma piscina de lona montada sob o suporte de uma estrutura de ferro. Com a instalação da barragem, o líquido é puxado por uma bomba e, quando a piscina fica cheia, o volume é liberado e todo entulho contido nela fica preso em uma rede. O equipamento passou a operar em canais de Maceió em 2013 e, desde então, já foram coletadas mais de seis mil toneladas de lixo por meio desta técnica.

“A barragem é um processo simples e, ao mesmo tempo, bastante eficaz. A partir da instalação em um canal, a técnica funciona como uma descarga hídrica que, com a força da água, leva os resíduos até a rede de proteção instalada em outro ponto, de onde são retirados manualmente. Nos canais onde instalamos a barragem, normalmente recolhemos entulhos volumosos, como móveis e carcaças de eletrodomésticos”, esclarece o titular da Slum.

Ainda sobre o trabalho iniciado na Dona Constança, David Maia afirma que o trabalho deve seguir até a próxima semana e seguirá por todo o canal até chegar ao Riacho Salgadinho. “Esta é uma ação contínua e eficaz, que evita que este lixo coletado vá parar no mar e polua o meio ambiente”, explica o gestor.