×

Policial

SSP deflagra operação de combate à violência contra a mulher em Penedo e outros municípios

Além da operação, foi lançado o canal de atendimento “Lila”, que visa auxiliar mulheres vítimas de violência – Foto: SSP/AL

A Secretaria de Estado da Segurança Pública de Alagoas (SSP) deflagrou nesta terça-feira, 22 de outubro, uma operação para averiguar denúncias de violência contra a mulher em diversas cidades do estado, incluindo Maceió, Arapiraca, Barra de São Miguel e também Penedo, no Baixo São Francisco alagoano.

A ação contou com a participação da Patrulha Maria da Penha, Bases Comunitárias da Polícia Militar e Delegacias Especializadas de Defesa dos Direitos da Mulher (DEDDM I e II). As denúncias foram recebidas por meio do Disque-Denúncia, pelo número 181, no site oficial, e no aplicativo Disque-Denúncia Alagoas.

A operação faz parte de uma iniciativa contínua das forças policiais para combater relações abusivas e garantir a segurança das mulheres. Segundo a major Dayana, chefe da Patrulha Maria da Penha, essas ações integradas são fundamentais para mostrar que as vítimas têm apoio: “Durante a averiguação das denúncias, os policiais informam as mulheres sobre seus direitos e os encaminhamentos possíveis, tanto nas instituições policiais quanto nas públicas.”

Além da operação, foi lançado o canal de atendimento “Lila”, que visa auxiliar mulheres vítimas de violência a entender o funcionamento dos canais de denúncia, atendimento e apoio psicossocial. O serviço é fruto de uma parceria da SSP com as Secretarias de Estado da Saúde (Sesau) e da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh), através da Rede de Atenção às Violências (RAV).

De acordo com Eliane Araújo, chefe do Disque-Denúncia, o canal Lila surgiu para facilitar o entendimento das vítimas sobre o fluxo de uma denúncia e o papel de cada instituição na rede de apoio. “A central Lila acolhe as mulheres, tira dúvidas sobre os procedimentos e as orienta para encontrar apoio psicológico, social ou outro serviço necessário”, explicou.

As mulheres podem acessar o canal Lila ligando ou enviando mensagens via WhatsApp para os números (82) 9 8867-6434 e (82) 9 8882-9765. As atendentes do Centro Especializado em Atendimento à Mulher (CEAM) e da RAV estão à disposição para fornecer informações de forma humanizada e clara.

 

"; n.innerHTML = "window._taboola = window._taboola || [];_taboola.push({mode:'alternating-thumbnails-a', container:'taboola-below-article-thumbnails', placement:'Below Article Thumbnails', target_type: 'mix'});"; insertAfter(t, e); insertAfter(n, t) } injectWidgetByMarker('tbmarker');