×

Esporte

Sport vence mais uma com Toninho Cerezzo no comando da equipe

Jogadores do Sport comemoram um dos muitos gols em Ipatinga

Apresentando um futeboll eficiente, o Sport conseguiu sua terceira vitória na retomada da Série B do Campeonato Brasileiro. O Leão foi ao Vale do Aço e derrotou o Ipatinga por 3×1, nesta terça-feira (13), no Ipatingão, chegando aos dez pontos. A melhora no aspecto físico foi visível para o bom desempenho na marcação dos rubro-negros e a qualidade para sair bem nos contra-ataques.

Precisando de três pontos com urgência, o Ipatinga ensaiou uma pressão nos primeiros minutos. O time mineiro tentava forçar pelas laterais mas encontrou a defesa do Sport bem postada: um dos volantes sempre ficava mais preso para dar proteção à zaga. Assim, Eduardo Ramos ficou mais liberado apenas para criar e a postura surtiu efeito rápido. Aos cinco minutos, uma linha de passe encontrou Ciro saindo da área. O camisa nove tocou de calcanhar para Eduardo Ramos entrar na área e tocar rasteiro, por baixo de Douglas e fazer 1×0.

Apenas dois minutos depois de abrir o placar, os pernambucanos voltaram à carga novamente. Renato arriscou de fora da área e obrigou Douglas a fazer uma defesa difícil no canto esquerdo. O time da casa até tentou ensaiar uma reação mas seu meio de campo foi completamente dominado pelo meio do Sport. A saída foi em jogadas esporádicas pelas laterais, onde a defesa levou vantagem sobre o ataque.

Com calma, o time da Ilha passou a trabalhar melhor a bola até encontrar o espaço para finalizar. Ele apareceu aos 22. Ciro recebeu na entrada da área, limpou dois adversários e chutou forte, no canto esquerdo. O 2×0 deixou o Sport mais relaxado. Por isso, o Ipatinga cresceu e passou a ter mais posse de bola, principalmente no campo ofensivo. Aos 25, Walter Minhoca chutou rasteiro e Preto desviou para Magrão fazer grande defesa.

Na sequência da jogada, Thiago Matias acertou uma bomba na trave esquerda. O Ipatinga começou a encontrar espaço com as descidas de Luizinho pelo lado direito. O que faltou foi acertar o passe final, já que os atacantes pouco chegavam em condições de marcar. O Sport só voltou a incomodar no fim do primeiro tempo. Aos 42, Germano recebeu de Moisés e contou com a falha da cobertura adversária para entrar na área. Mas na hora do chute ele mandou à esquerda, para fora, quando só tinha o goleiro à frente.

O Ipatinga voltou para o segundo tempo com uma postura mais ofensiva, até porque não tinha outra saída. Chiquinho e Ademílson entraram nos lugares de Thiago Matias e Jajá, respectivamente. Para completar, o Sport voltou mais recuado do que deveria e permitiu que o adversário jogasse o tempo todo em seu campo.

Com isso, o gol não demorou muito a sair. Aos dez minutos, após cruzamento de Luizinho, a bola bateu em Renato e sobrou limpa para Leonardo completar para o gol. Ainda demorou para o Sport conseguir acertar a marcação. Foi preciso o técnico Toninho Cerezo reforçar a marcação no lado direito da defesa com a entrada de Eduardo Ratinho no lugar de Dairo.

Somente após os 20 minutos, o pentacampeão pernambucano conseguiu respirar melhor e até teve uma boa oportunidade aos 24. Germano rolou de calcanhar para Eduardo Ramos na linha frontal da grande área. O meia chutou rasteiro, à direita de Douglas. Depois disso, os mineiros mostraram muita dificuldade para entrar na defesa leonina.

Se defendendo bem, faltou ao Sport apenas encaixar um bom contra-ataque. E o time visitante só conseguiu fazê-lo aos 41 minutos. Eduardo Ramos desceu pela meia direita e encontrou Mateus sozinho pela esquerda. O volante livrou-se de um adversário e acertou um belo chute no ângulo esquerdo.

CRAQUE – O atacante Ciro, autor de um gol e um passe para outro, foi o escolhido pelos internautas do JC Online como o craque do jogo. Ele recebeu 47 votos (68% das indicações), deixando para trás Eduardo Ramos (13%), Douglas e Walter Minhoca, ambos com 4%.

Ficha do jogo:

Ipatinga: Douglas; Marcelinho, Tiago Mathias (Chiquinho) e Leonardo; Luizinho, Max Carrasco, Dirceu, Walter Minhoca (Fabiano) e Marinho Donizete; Jajá (Ademílson) e Preto. Técnico: Leonardo Condé.

Sport: Magrão; Renato, Marcel, César e Dutra; Tobi (Mateus), Moisés, Germano e Eduardo Ramos; Dairo (Eduardo Ratinho) e Ciro. Técnico: Toninho Cerezo.

Local: Ipatingão, em Ipatinga (MG).

Árbitro: Devarly Lira do Rosário (ES). Assistentes: Gelson Pimentel Rodrigues e José Ricardo Marciel (ambos do ES).

Gols: Eduardo Ramos, aos cinco; Ciro, aos 22 do primeiro. Leonardo, aos dez; e Mateus, aos 41 do segundo.

Cartões amarelos: Walter Minhoca.