Sport de Atalaia é o primeiro time rebaixado do Alagoano 2015
Em mais um episódio que demonstra a fragilidade do futebol alagoano, o Sport Atalaia entregou, na tarde desta sexta-feira, um ofício a Federação Alagoana de Futebol (FAF) confirmando a desistência na disputa do Campeonato Alagoano de 2015. Desta forma, o clube atalaiense é o primeiro rebaixado da competição, conforme determinação do regulamento do torneio.
O time havia conseguido a vaga na elite do futebol alagoano após a exclusão do União Palmeirense, determinada pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), por conta da inscrição irregular de quatro atletas. Além de rebaixado, o Sport Atalaia ficará impedido de disputar competições oficiais por dois anos como forma de punição à desistência.
A direção do clube alega falta de condições financeiras para custear os gastos necessários para manter o time na competição. O time de Aloísio Chulapa perdeu o apoio da prefeitura municipal, principal patrocinador do clube, após o afastamento do prefeito Manoel da Silva Oliveira (PTB), o ‘Professor Mano’, por problemas com a justiça eleitoral.
Existiu também a possibilidade do clube mudar de cidade e disputar o campeonato representando o município de Capela ou de Viçosa, mas alguns empecilhos dificultaram a negociação.
Com a desistência do Sport, a cada rodada do Campeonato Alagoano uma equipe irá folgar. Na estreia da competição, dia 18 de janeiro, o time a folgar será o CSA, que iria enfrentar o time atalaiense no pontapé inicial do torneio.
A eliminação do clube pode representar também a aposentadoria do atacante Aloísio Chulapa, que havia informado que só estenderia sua carreira caso o Sport jogasse a Primeira Divisão do Campeonato Alagoano. Apesar disso, o jogador afirma que tem propostas do futebol mato-grossense e estuda continuar atuando como profissional.
