×

Esporte

SP: Santos espera confirmar o favoritismo diante do Guarani

Jogadores do Peixe espram nova vitória contra o Guarani

Depois de 43 anos, o Santos FC tem a chance de se tornar tricampeão do Campeonato Paulista e escrever mais um capítulo da mais que vitoriosa atual geração santista. A última vez que o Peixe realizou o feito foi no triênio 1967, 68 e 69, com Pelé como protagonista.

Em busca do terceiro tri estadual do Clube, o Alvinegro Praiano começa a decidir com o Guarani neste domingo (06), às 16 horas, no Morumbi. A segunda partida acontece no outro domingo (16), no mesmo horário e estádio. Esta é a primeira vez na história que santistas e bugrinos decidem um título.

Caminhada até a final

Terceiro colocado na fase de classificação com 39 pontos, o time de Muricy Ramalho chega à decisão da competição após 14 vitórias, três empates e quatro derrotas em 21 partidas. Nas quartas de final, a equipe santista eliminou o Mogi Mirim com um triunfo de 2 a 0, na Vila Belmiro, e, na semifinal, ganhou por 3 a 1 do São Paulo, no Morumbi.

O Alvinegro Praiano também é dono do melhor ataque do campeonato, com 51 gols marcados – média de 2,42 por jogo – e uma das melhores defesas do torneio, com apenas 19 gols sofridos – média de 0,9 por desafio.

Já o Guarani foi o quarto colocado na primeira etapa do Paulistão, com 36 pontos. Em 21 partidas, o time de Campinas (SP) teve 13 vitórias, três empates e cinco derrotas. Foram 32 gols a favor e 21 contra. Nas quartas, o Bugre passou pelo Palmeiras com uma vitória por 3 a 2 e, nas semifinais, bateu a Ponta Preta por 3 a 1, no Brinco de Ouro da Princesa.

Em busca do terceiro tri

Atual bicampeão do Estadual, o Santos FC pode se consagrar diante do Guarani tricampeão Paulista pela terceira vez. As outras três conquistas seguidas do Alvinegro Praiano aconteceram de 1960 a 1962 e de 1967 a 1969.

Escalação não definida

Muricy Ramalho ainda não definiu o time que vai a campo. Henrique, Fucile, Rafael e Crystian se recuperam de lesão, enquanto o lateral direito Maranhão está suspenso por conta do terceiro cartão amarelo recebido diante do São Paulo.

Por conta de lesão, Henrique já voltou a correr no gramado do CT Rei Pelé nesta semana, após sofrer uma distensão no ligamento medial colateral do joelho direito e tem chances de ir para o jogo. O goleiro Rafael sofreu a mesma lesão do volante na semifinal contra o São Paulo e está em tratamento intensivo no CEPRAF (Centro de Excelência em Prevenção ao Atleta de Futebol).

Já o lateral direito Fucle se recupera de uma lesão no ligamento do pé esquerdo, sofrida no último dia 15 de abril, diante do Catanduvense. E o também lateral direito Crystian está com uma lesão no músculo posterior da coxa direita.