A resposta para essa dúvida é sim, você pode comprar um apartamento sozinho, mesmo casado. Porém, realizar o sonho de comprar um apartamento à venda em São Paulo nestas condições, não é tão simples.
Para comprar um apartamento em São Paulo ou em qualquer outro lugar, você, casado, precisa avaliar alguns fatores referentes ao regime de casamento com o seu cônjuge. Afinal de contas, perante a lei, você precisa da anuência do parceiro para realizar a compra.
Dependendo do regime de casamento estabelecido, as condições de compra e os documentos necessários para o financiamento do apartamento podem variar.
Abaixo, você vai saber de tudo o que precisa para realizar o sonho de comprar um apartamento Studio sozinho.
Avaliação do regime de comunhão de bens para a compra do apartamento
Antes de comprar um apartamento em SP, você vai precisar saber os fatores que envolvem o regime de comunhão de bens sobre o qual você é casado.
No regime de comunhão total, o casal define que, depois do casamento, tudo pertence a ambas as partes. Em caso de separação, todos os bens, sem exceção, são divididos em partes iguais.
Vamos a um exemplo. Mesmo que você tenha comprado um apartamento em Pinheiros sozinho, antes ou durante o casamento, em uma eventual separação, o móvel também será do seu cônjuge.
Para o regime parcial, a regra é praticamente a mesma. Os imóveis adquiridos durante o casamento, mesmo que comprados individualmente, pertencem a ambos. O que diferencia este regime é que, se você tinha um apartamento Studio antes de casar, ele é todo seu.
Para o regime de separação total de bens, a compra de um apartamento à venda em SP pode ser feita sem maiores preocupações e embargos. Inclusive, para comprar sozinho, neste caso, não é necessária a liberação do cônjuge.
Anuência do cônjuge para comprar o apartamento
Para os casais que estão debaixo dos regimes de comunhão total e parcial de bens, a liberação do parceiro é imprescindível para que a compra individual pelo outro cônjuge realizada.
Para comprar sozinho um apartamento na Zona Oeste de SP ou em qualquer outra região do país, a lei brasileira exige este documento visando garantir os direitos de cada um dos cidadãos dentro do matrimônio.
Financiamento individual de apartamentos
Apesar das grandes vantagens de ter o seu próprio imóvel e não se preocupar em ter que dividir o bem em uma possível separação, muitas pessoas desistem deste caminho.
Isso porque se você é casado, mas deseja comprar o apartamento sozinho, não poderá contar com o benefício da união de renda na hora de realizar o financiamento.
Nesse caso, financiar o imóvel sozinho faz as parcelas ficarem pesadas. E dependendo do valor da sua renda, o financiamento, muitas vezes, não é liberado.
