×

Cultura

Sonora Brasil traz a Alagoas o Conjunto GYN Câmera de Goiás

O Sesc Alagoas realiza nos dias 29 e 30 de agosto, dentro da mostra Aldeia Sesc, em Arapiraca e Maceió, respectivamente, a segunda etapa do projeto Sonora Brasil 2010. O tema deste ano é a obra de Cláudio Santoro e Guerra-Peixe. Nesta segunda etapa o concerto é do Conjunto GYN Câmera de Goiás.

Em sua 13ª edição, o Sonora Brasil consolida-se como o maior projeto de circulação musical do País. Este ano serão realizados 340 concertos, a maioria em cidades distantes dos grandes centros urbanos. O projeto compõe o diversificado leque de atividades desenvolvidas pelo Sesc que visam a formação de plateias.

As programações do Sonora Brasil sempre adotam temas que abordam o desenvolvimento histórico da música brasileira. Esta edição foi preparada em torno do tema “Música Brasileira do Séc. XX – A Obra de Claudio Santoro e Guerra-Peixe”. Esses dois compositores participaram ativamente da estruturação das bases da música erudita contemporânea no Brasil a partir da relação que mantiveram com o Movimento Música Viva, que em 1939 inovou a cena musical do País sob a liderança de H.J. Koellrertter, com o objetivo de estudar e difundir o dodecafonismo, técnica de composição que naquela época representava a vanguarda musical na Europa.

Os dois compositores homenageados deste ano terão suas obras apresentadas de modo que fique clara a evolução do trabalho, confrontando o período em que se dedicaram ao dodecafonismo com o período posterior, o nacionalismo, em que elementos da música genuinamente brasileira são mais explorados.

Conjunto GYN Câmera – GO

O grupo foi formado especialmente para esta edição do projeto Sonora Brasil tendo como propósito a apresentação de duetos, solos e obras para canto compostas por Santoro e Guerra-Peixe. A base do grupo é formada por músicos professores da Universidade Federal de Goiás – UFG reconhecidos como importantes divulgadores da música de concerto e como formadores das novas gerações de músicos da região. Completam o grupo de músicos que desenvolvem sólida carreira como solistas e como integrantes de orquestras e conjuntos de câmera na capital federal.

Os músicos

O Conjunto é formado por Ângela Barra (voz), Billy Geier (viola e violino), Eduardo Meirinhos (violão) e Sidnei Maia (Flauta). Ângela Barra é mestre em artes e doutora em música pela Indiana University. Ensina na Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás e ainda atua como solista de coros e orquestras. Além disso, a musicista integra o Dua Barra com sua mãe, Heloisa, e apresenta-se com os pianistas Ana Flávia Frazão e Ricardo Ballestero.

Primeiro violino do Quarteto Itamaraty, Billy Geier participou de diversos master classes com grandes professores como Ole Bohn e Rainer Moog. Em 2008 esteve em Milão aprimorando seus estudos com Cláudio Pavolini. É músico da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional desde 2000, onde foi chefe do naipe das violas por dois anos. Como camerista se apresentou com o Quarteto de Brasília e com grandes nomes como Daniel Guedes, Jed Barahal, Omar Guey e Jonathan Cooler. Como solista, esteve à frente da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional na execução da sinfonia concertante de Mozart.

Eduardo Meirinhos é violonista clássico, já se apresentou em países da América do Sul, Europa e nos Estados Unidos. Recebeu inúmeras premiações em concursos nacionais e internacionais. Formou-se na Alemanha, na Staatliche Hochschule für Musik und Theater Hannover (1989). É mestre pelo Departamento de Música da USP (1997) e Doutor pela School of Music da Florida State University (2002) EUA. O músico também ensina na Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás e gravou os CDs Radamés Gnattali Sonatas e Sonatinas (1997) e Eduardo Meirinhos em Recital (2007).

Sidnei Maia é bacharel em flauta pela Universidade de Brasília, onde foi aluno da flautista Odette Ernst Dias. Estudou composição com o maestro Jorge Antunes e regência com o maestro Rinaldo Rossi. É integrante de vários grupos de música de câmara tendo participado de gravações de CDs de diversos artistas brasilienses. Atuou como músico convidado junto à Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro sob a regência de Cláudio Santoro, Silvio Barbato, Helena Herrera, Paulo Moura, entre outros. É professor de flauta da Escola de Música de Brasília desde 1978.

SERVIÇO

Sonora Brasil – Circuito Nacional de Música do Sesc
Tema deste ano: Música Brasileira do Séc. XX – A Obra de Claudio Santoro e Guerra-Peixe
Concerto com o Conjunto GYN Câmera/GO
Dias: 29 de agosto, às 19h30, no Sesc Arapiraca (Rua Manoel Cazuza, s/n, Santa Edwiges)
30 de agosto, às 20h, no Teatro Sesc Jofre Soares, Sesc Centro (Rua Barão de Alagoas, 229, Centro)
Entrada franca
Mais informações: 0800 284 2440 e 3326-3133