×

Alagoas

Solenidade militar marca passagem do comando do 3º BPM

Passagem de comando do 3º Batalhão

O comando do 3º Batalhão de Polícia Militar foi passado de forma solene na manhã desta quarta-feira (12), durante formatura militar ocorrida na sede da Unidade localizada no município de Arapiraca. Na ocasião, autoridades civis e militares, incluindo a prefeita do município sede, Célia Rocha, prestigiaram o momento em que o tenente- coronel Wellington Bittencourt passou o comando do 3º BPM ao tenente-coronel Thúlio Roberto.

Os comandantes, substituto e substituído, fizeram questão de levar seus familiares, onde num momento de muita emoção, as esposas dos dois oficiais foram homenageadas pela prefeita, com um buquê de flores. A homenagem é pela força e compreensão que as esposas passam aos seus maridos diante do esforço e ausência ensejados pela missão de comandar a Unidade militar responsável pelo policiamento ostensivo e manutenção da ordem pública em 15 municípios pertencentes as três macrorregiões do estado: zona da mata, agreste e sertão.

O tenente-coronel Thúlio Roberto, que antes de assumir o comando do 3º BPM, comandou por três anos o Batalhão de Operações Especiais (Bope), além do Batalhão de Radiopatrulha (BPRP), unidades de elite da PM alagoana, agradeceu na ocasião a confiança depositada em sua pessoa a fim de comandar um batalhão de tamanha importância estratégica e lembrou que foi nesta Unidade onde deu os primeiros passos enquanto oficial da Polícia Militar, sendo lá lotado nos postos de aspirante e tenente.

Já o tenente-coronel Wellington Bittencourt, que agora assume o setor de inteligência do Estado Maior (2ª Seção), num discurso emocionado, agradeceu nominalmente os oficiais e praças que compõem o 3º BPM, bem como autoridades do município, empresários e a população da cidade que muito colaboraram para o sucesso das ações desenvolvidas durante o seu comando.

Na oportunidade, o tenente-coronel Bittencourt foi agraciado com a Comenda Espiridião Rodrigues, o emancipador de Arapiraca, mais alta honraria concedida a personalidades de destaque que contribuem mediante o seu trabalho com ações de benfeitoria para o município.

“Agradeço à prefeita Célia Rocha pela homenagem, e dedico esse título a toda a nossa tropa que trabalhou e continua trabalhando arduamente no mister de oferecer a segurança aos moradores de Arapiraca e região”, destacou o oficial.

Já o chefe do Estado Maior, coronel Ivon Berto, enfatizou as últimas conquistas alcançadas pelos servidores militares estaduais junto ao governo do Estado, especialmente na questão salarial, além do auxílio uniforme e o chamado “bico legal” que irá remunerar o serviço extra voluntário do policial militar.

O comandante-geral, coronel Marcus Aurélio Pinheiro, também prestigiou a solenidade militar, ao tempo em que destacou a importância da Unidade, que por sua vez, ainda, teve a alegria de ter feito parte, inclusive na condição de subcomandante. Marcus Pinheiro ressaltou também que seu comando tem sido pautado pela valorização da tropa e citou a pesquisa que será realizada em parceria com a Secretaria da Defesa Social, no tocante à qualidade de vida dos profissionais de segurança com o objetivo de implementar melhorias no dia a dia para o policial militar desempenhar sua atividade.

Dando ênfase a região, Pinheiro ressaltou também o suporte operacional que já está em prática na cidade, com o estágio dos 200 alunos do Curso de Formação de Praças, os quais de forma supervisionada estão auxiliando o policiamento ostensivo, bem como a criação de um destacamento de policiamento montado na sede do batalhão, daí a importância da experiência profissional do novo subcomandante do 3º BPM, major Ramon de Oliveira, que anteriormente comandou o Regimento de Polícia Montada Dom Pedro I (RPMon).

Estiveram presentes, ainda, o chefe do Estado Maior Geral da PM, coronel Ivon Berto; o coronel veterinário da PM, Sílvio Brito, representando a governadoria do agreste; o comandante de Policiamento de Área do Interior, tenente-coronel Wilson da Silva; o comandante do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças, tenente-coronel Jeferson Clayton; o secretário municipal de Governo, José Lopes; o superintendente da SMTT, Ricardo Teófilo; o procurador municipal Hector Igor; a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/Arapiraca), Cláudia Lany; o juiz da Comarca de Arapiraca, Giovanni Jatubá; o defensor público André Chalub; o gerente da agência central do Banco do Brasil, Carlos Orleques; os vereadores Fabiano Leão (PSDB), Ronald Rios e Edvânio do Zé Baixinho (ambos do PROS); Adalberto Saturnino (PMDB), Moisés Machado e Tarcizo Freire (PSD), entre outras autoridades, familiares dos comandantes e representantes dos diversos segmentos da sociedade local.