×

Alagoas

Solenidade marca o Dia Internacional Contra Corrupção em Alagoas

Um evento realizado, nesta segunda-feira (12), pela Controladoria-Geral do Estado (CGE) e a Controladoria-Geral da União (CGU) e as instituições que compõem o Fórum de Combate à Corrupção (FOCCO) marcou, em Alagoas, o Dia Internacional Contra Corrupção (DIIC) que incluiu na sua programação o III Encontro de Controladorias de Alagoas – projeto da CGE que visa orientar controladores municipais.

A iniciativa reuniu gestores, controladores municipais, representantes de instituições de Controle Externo e Interno para discutir o tema e gerar um amplo debate sobre o assunto. O evento também contou com a palestra do procurador-geral do Tribunal de Contas da União, Paulo Bugarin, que abordou o tema A importância do Controle Externo no Cenário Atual quando destacou alguns casos de corrupção fiscalizados pelo TCU.

“O combate à corrupção se faz com a participação das instituições e da sociedade; o TCU tem atuado de forma exitosa e criteriosa nos casos de corrupção e adotamos com maior frequência as medidas de prevenção”, ressaltou Bugarim.

Participou também o procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE/AL) eleito para o biênio 2017-2018, Alfredo Gaspar, defendendo a transparência e ressaltando a importância de reunir os órgãos de Controle num dia emblemático.”Nós precisamos deixar muito claro que essas instituições unidas são mais fortes; que essas instituições são sérias e colaboram com a transparência que eu acredito ser o principal instrumento para combater a corrupção”, disse.

A controladora-geral do Estado, Maria Clara Bugarim, destacou o apoio da sociedade para combater esse fenômeno chamado corrupção. Disse que é importante dar exemplos, mostrar o certo, ter condutas éticas.

“Não podemos ser omissos; a sociedade precisa utilizar mais os instrumentos de controle social e fiscalizar. Aqui no nosso Estado quando observamos tantas pessoas unidas por essa causa é motivo de muito orgulho. União pela boa causa, união pelo bom combate”, acrescentou Clara.

O superintendente da CGU em Alagoas, William Gomes, destacou a parceria da CGE para a realização do evento neste ano. “É um evento nacional que pretende gerar reflexões no país sobre esse fenômeno; é importante que estejamos juntos contando com a participação dos cidadãos para que eles também exerçam o seu papel”.

O coordenador do Fórum de Combate à Corrupção (FOCCO), José Carlos Castro, defendeu o trabalho de prevenção com a orientação dos gestores municipais. “Precisamos incentivar cada dia mais esse tipo de iniciativa porque a prevenção também é uma forma de combater a corrupção”, observou.

Durante a solenidade, o secretário de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio, Christian Teixeira, lançou o Portal do Orçamento. A diretora de Fiscalização Municipal do Tribunal de Contas do Estado, Rosa Tenório, apresentou uma avaliação dos portais de transparência dos municípios e o presidente do Departamento Nacional de Trânsito (DETRAN), Antônio Carlos Gouveia, que apoiou a campanha Corrupção: o jeito certo é dizer não, elaborada pela CGE, intermediou o debate realizado após as palestras.

Participaram representantes da Sociedade Civil Organizada como Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Estado de Alagoas (Sinteal), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Também estava presente o superintendente da Polícia Federal em Alagoas, Bernardo Gonçalves.