×

Alagoas

Socioeducandos são orientados sobre o uso de álcool por menores


O uso de álcool pode trazer malefícios para a saúde em qualquer fase da vida. Para as crianças e adolescentes, as consequências são ainda piores. Visando conscientizar os adolescentes que cumprem medidas socioeducativas, a Superintendência de Assistência Socioeducativa participou, nesta quarta-feira (19), do seminário de sensibilização para a política de proibição do consumo de álcool por crianças e adolescentes, organizado pela Secretaria de Prevenção à Violência (Seprev).

Ao todo, 35 socioeducandos das unidades de internação feminina, semiliberdade e internação provisória de Rio Largo participaram do seminário.
A superintendente de Assistência Socioeducativa, Elizabeth Kümmer, explica que os adolescentes foram convidados pela coordenadora do Conselho Estadual dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes (CEDCA), Nelma Nunes.

“Ficamos muito felizes com o convite, pois é um evento importante para a educação e conscientização dos adolescentes, pois está sendo mostrado o efeito dessa droga no organismo. Mostrar como a bebida age no corpo é uma forma de ensinar e prevenir o seu uso”, disse Elizabeth Kümmer.

W. G. S., adolescentes de 17 anos que cumpre medida socioeducativa na Unidade de Semiliberdade, contou que já fez uso de álcool e que acredita que a conscientização é o melhor caminho para prevenir a ação. “Achei a palestra interessante e é muito bom que haja esse tipo de fiscalização, pois o álcool modifica as pessoas”, falou.

“Quando eu bebia, ficava diferente e pensava besteira. Hoje, sem beber, meu comportamento melhorou. Quando a pessoa consome o álcool, pode fazer coisas que não imagina. Vou levar o que aprendi aqui para a vida”, completou o adolescente.

Após a palestra, foi lançada a nova campanha do estado para o controle da bebida alcoólica.