×

Alagoas

Socioeducandos desenvolvem pensamento crítico sobre meio ambiente

Saber ambiental é essencial na construção do indivíduo

Adolescentes da Unidade de Internação Masculina Extensão 3 participaram, nesta segunda-feira (18), de atividades educativas ambientais desenvolvidas na Superintendência de Medidas Socioeducativas (Sumese), vinculada à Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), em parceria com o Instituto do Meio Ambiente (IMA).

Equipes do IMA visitaram a unidade com o projeto Caravana Ambiental, que tem como objetivo levar assuntos sobre educação ambiental de forma lúdica e participativa. A ação faz parte do quadro de atividades da Supervisão de Esporte, Lazer e Cultura da Sumese e pretende despertar uma aprendizagem na qual os socioeducandos possam desenvolver o pensamento crítico, fundamental para a formação cidadã.

“A parceria com o IMA tem somado nas atividades pedagógicas desenvolvidas com os socioeducandos. O saber ambiental é essencial na construção do indivíduo e no retorno do adolescente ao convívio social, principalmente quando tratada a preservação e conservação do nosso espaço de vivência”, disseThiago Éric Santos, Supervisor de Esporte, Lazer e Cultura da Sumese.

Para a consultora ambiental, Mirella Cavalcanti, o trabalho foi enriquecedor. “Esse projeto engrandece a todos nós participantes, uma vez que esses jovens necessitam do processo de construção do conhecimento, tanto ou mais que os outros. Além disso, a educação ambiental está prevista em lei, sendo acessível a todos, de forma contínua e permanente. Desta forma, é um instrumento que ajuda os socioeducandos a formarem uma nova percepção do ambiente que os cercam”, enfatizou.

Outras atividades em parceria com o IMA estão previstas para os socioeducandos, como visitas ao Jardineto Botânico, aulas no Barco Escola e Oficina de Sabão com o Laboratório de Estudos Ambientais.