
Sociedade Monte Pio dos Artistas de Penedo completa 127 anos
A Sociedade Monte Pio dos Artistas completa 127 anos de fundação em Penedo nesta quarta-feira, 08 de setembro. Apesar da escassez de recursos, a entidade mantém a oferta de cursos profissionalizantes e de aulas de música em sua sede, situada no Largo da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, centro histórico da cidade ribeirinha.
De acordo com o diretor social do Monte Pio dos Artistas penedense – provavelmente o único em atividade em Alagoas -, Geraldo Duarte dos Santos, o aniversário será comemorado com a apresentação da banda de música Maestro Júlio Catarina, homenagem ao músico falecido em 1948 que tem lugar de destaque na galeria de cidadãos ilustres do município. “Como nós recuperamos um antigo arcodeon, convidamos o sanfoneiro Nilson para fazer uma apresentação com o instrumento, mas ele avisou que depois vai pegar sua sanfona para tocar”, acrescentou Geraldo Duarte.
Aulas de violão suspensas por falta de apoio da prefeitura
O diretor social do Monte Pio dos Artistas informou que a entidade mantém o ensino de música em sua sede, com aulas durante quatro dias da semana, três no horário noturno. “Também temos aulas no domingo, das oito ao meio-dia”, completou. As aulas de violão foram suspensas porque a prefeitura deixou de repassar a bolsa para pagamento do professor, cerca de R$ 300. “Estamos tentando reativar, se não conseguirmos pela prefeitura, vamos procurar outros meios”, declarou Geraldo Duarte.
Já o ensino de corte e costura acontece na Escola Freitas Cavalcante, também durante a noite, local alugado ao escritório do Funrural (rua Ulisses Batinga). “Nós já temos quatro computadores para ensinar Informática, mas ainda não temos instrutor e também precisamos adequar as instalações elétricas”, explicou Duarte. Além do serviço na rede elétrica, a Sociedade Monte Pio dos Artistas precisa recuperar o fôrro do espaço alugado a uma entidade relacionada aos Alcoólicos Anônimos.