O Unicef, em parceria com o Governo de Alagoas, inicia nesta quarta-feira (28) uma capacitação sobre o Fortalecimento do Controle Social, Mobilização Social e Comunicação – uma estratégia para a redução da mortalidade infantil com ênfase no componente neonatal.
O objetivo é mobilizar as administrações municipais e a sociedade civil dos 102 municípios alagoanos para a melhoria dos indicadores de saúde e proteção de crianças e adolescentes.
Nesse sentido, articuladores serão preparados para a metodologia de capacitação a outros atores sociais, tendo como base o Guia de Direitos da Gestante e do Bebê, uma publicação do Unicef que faz parte das ações da Rede Cegonha, programa do Governo Federal/Ministério da Saúde.
Participam da capacitação um articulador do Selo, um conselheiro de direitos (sociedade civil), um conselheiro de Saúde (sociedade civil), um conselheiro de Assistência Social (sociedade civil), um profissional do Cras/Creas e um conselheiro tutelar. Os indicados deverão estar preparados para reeditar a metodologia de capacitação para outros atores sociais.
De acordo com a secretária de Estado adjunta da Assistência e Desenvolvimento Social, Juliana Vergetti, ao final do encontro os participantes devem ter ampliado a capacidade de compreender a situação de saúde da mulher e da criança brasileira, além de alguns conceitos de mortalidade materna e infantil.
“Eles também vão conhecer as responsabilidades do setor saúde e o que precisa ser garantido”, cita Juliana Vergetti, ressaltando a importância do compromisso de todos para colocar em prática ações voltadas à melhoria da qualidade de vida e à construção dos direitos de cidadania de crianças, adolescentes e gestantes.
A população também pode tornar-se importante parceira do poder público no projeto Tecendo Redes para Assegurar o Direito Humano à Saúde Materna e Neonatal em Alagoas. “Conhecendo as suas necessidades e os seus direitos, a população pode indicar as prioridades e as deficiências do sistema de saúde, além de participar nas tomadas de decisão”, acrescenta a secretária-adjunta da Seades, que também é representante do Pacto Um Mundo para a Criança e o Adolescente do Semiárido.
Programação
m Maceió, a capacitação acontece nos dias 28 e 29 de setembro. As atividades têm início às 8h30, no Centro de Formação dos Profissionais de Educação (Av. Fernandes Lima, s/n – Cepa, vizinho ao Colégio Afrânio Lages). No dia 30 de setembro será a vez do município de União dos Palmares, seguido de Santana do Ipanema (06/10) e Arapiraca (07/10).
Além do Unicef e das Secretarias de Estado da Assistência Social, Mulher e Cidadania e Saúde, participam do Pacto Um Mundo para a Criança e o Adolescente do Semiárido, o Conselho Estadual de Direitos da Criança e do Adolescente e a ONG Tempo de Crescer.
Ações