×

Esporte

Sob fortes chuvas, Mark Webber faz a pole na Malásia

Webber foi feliz na escolha de pneus

Mark Webber, da Red Bull, é quem larga na pole position do GP da Malásia de Fórmula 1, a sua primeira na temporada 2010. Ele cravou o melhor tempo do intenso e chuvoso treino deste sábado graças à estratégia de arriscar usar pneus intermediários contra os de seus adversários, de chuva. O dia foi péssimo para Ferrari e McLaren, que largarão lá atrás neste domingo, às 5 horas (de Brasília).

O australiano terá ao seu lado o alemão Nico Rosberg, da Mercedes, o segundo colocado, e sai à frente do companheiro Sebastian Vettel, o terceiro. O melhor brasileiro é Rubens Barrichello, da Williams, que conseguiu a sétima posição, à frente do alemão Michael Schumacher, mas atrás do companheiro Nico Hulkenberg, que fez o quinto melhor tempo.

Como a chuva foi a protagonista do treino, algumas posições são surpreendentes. Como esperado, a chuva caiu forte neste sábado. E assim a situação se inverteu para McLaren e Ferrari. De candidatas a pole, seus carros ficaram para trás, logo na primeira sessão. Fernando Alonso é 19.º, Lewis Hamilton (até então favorito ao primeiro lugar) é 20.º e Felipe Massa é 21.º.

Estes erraram o tempo de entrada na pista. Foram tomar tempo quando a chuva era mais forte. E não conseguiram tempo justamente porque derraparam bastante, escorregaram muito, e passearam fora da pista – Hamilton rodou na entrada da reta principal, por exemplo; Alonso, Petrov e Kubica, entre outros, também passearam fora da pista.

Quem poderia ter escapado disso é o campeão mundial Jenson Button, que vem de vitória no GP anterior, na Austrália, que fez tempo para se classificar à segunda sessão, mas não pode ir à pista porque seu carro ficou encalhado na brita da área de escape após derrapar.

TENTATIVAS

Na segunda sessão, com quatro favoritos fora, a briga pelas dez vagas ficou ainda aberta. Porém, a chuva intensa e a dúvida quanto ao melhor pneu – intermediário ou de chuva, já que não parava de cair água forte – fez com que o cuidado para não sair da pista fosse a principal preocupação, pois a visibilidade era mínima.

Adrian Sutil (Force India), Rosberg, Schumacher e até Barrichello passaram a ter chance de conseguir a pole, junto com Webber e Vettel. Na última sessão, porém, a pista não melhorou e o treino chegou a ser interrompido por cerca de 15 minutos, quando faltavam pouco mais de sete minutos para o fim da sessão.

Com a pista novamente liberada, os dez melhores foram para a briga. Sutil foi o primeiro a cravar o melhor tempo. Baixou a própria marca, mas foi superado por Webber (de motor novo, o primeiro de todos no ano a trocar), Rosberg e Vettel. O australiano da Red Bull conseguiu baixar ainda mais o tempo com o treino já encerrado e garantiu assim a posição de frente – 1s3 de vantagem sobre Rosberg.

ÚLTIMA FILA

Bruno Senna (HRT) deu apenas nove voltas, tentou um melhor acerto, mas também foi parar a brita. E por causa disso é o 23.º e penúltimo colocado. Lucas Di Grassi (Virgin), novamente com problema de pressão de combustível do carro, quase não foi à pista, mas deu quatro voltas que nada acrescentaram ao tempo, já que larga em 24.º e último lugar.