Numa partida de nível técnico apenas mediano, disputado sob forte chuva, Flamengo e Corinthians não correspoderam as expectativas de quase 50 milhões de torcedores. No duelo entre Ronaldo e Adriano, ambos bem obesos, o Imperador levou a melhor, pois marcou de penalte, o gol da vitória do Flamengo sobre o Corinthians por 1 a 0, no estádio do Maracanã, no confronto de ida das oitavas de final.
O rubro-negro garantiu a vitória apesar de possuir um jogador a menos desde o primeiro tempo. O resultado agora obriga o Corinthians a ganhar por dois gols de diferença dentro do Pacaembu, na próxima semana, para levar a vaga. Vitória alvinegra por 1 a 0 leva a decisão para as penalidades.
A intensa chuva começou a castigar o Maracanã horas antes do duelo. Os jogadores não conseguiram executar passes curtos por causa das poças de água dispersas por todo o gramado, na etapa inicial. A solução foi fugir do meio-campo embolado e concentrar as jogadas nas laterais. Aos 11 minutos, Léo Moura pegou rebote dentro da área e bateu à direita de Júlio César.
Ronaldo foi muito xingado pelos torcedores quando entrou no gramado. O Fenômeno, ridículamente bem acima do peso, não teve uma atuação boa e foi presa fácil para a marcação flamenguista. É bem verdade que o campo pesado também atrapalhou o atleta. “O jogo foi prejudicado pela chuva”, reclamou Ronaldo na saída para o intervalo.
O primeiro tempo teve apenas cinco “finalizações” sem perigo algum e muitas faltas. Pelo lado do Flamengo, Michael ainda acabou merecidamente expulso aos 36 minutos após receber o segundo amarelo por entrada dura em Dentinho.
Com mais um jogador, o técnico Mano Menezes tentou aproveitar a superioridade do Corinthians na etapa final e ordenou que seus jogadores chegassem um pouco mais ao ataque. O alvinegro perdeu uma grande chance aos 4 minutos. Jucilei cruzou e Moacir finalizou. Bruno desviou e salvou o Flamengo.
Porém, quando o Corinthians estava um pouco melhor, com mais volume de jogo e mais posse de bola, Moacir cometeu pênalti infantil ao derrubar Juan dentro da área. Adriano foi para a cobrança e bateu no canto direito de Julio Cesar. O Maracanã explodiu em alegria e os torcedores gritaram “o Imperador voltou” para comemorar. O jogador entretanto, se negou a comemorar com a torcida, pois está chateado com as fortes vaias que recebeu durante a final da Taça Rio, diante do Botafogo.
Mano imediatamente tirou Dentinho e Danilo para colocar Iarley e Jorge Henrique, respectivamente. Mas o Corinthians não teve forças para encontrar a igualdade e parou nas mãos do goleiro Bruno, nas raras vezes que conseguiu acertar o gol.
O Corinthians ainda deu sorte em não sofrer o segundo. Aos 32 minutos, Willians fez cruzamento e Adriano cabeceou. Julio Cesar deu um toque salvador e a bola explodiu no travessão.
Agora, no jogo de volta, que será dispútado no Pacaembu na próxima quarta-feira, o time carioca jogará com a vantagem do empate para seguir adiante na Libertadores. Uma vitória paulista pelo mesmo placar levará a decisão para a disputa de penaltes. Vitória corintiana por dois gols ou mais de diferença, classificará a equipe do Parque São Jorge. Se o Timão vencer por um gol de diferença, mas com gol sofrido, a classificação sorrirá para o rubro-negro da Gávea.
FICHA TÉCNICA
FLAMENGO 1 X 0 CORINTHIANS
Estádio: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Data/hora: 28/4/2010 – 21h50
Árbitro: Carlos Arecio Amarilla (PAR)
Auxiliares: Emigdio Ruiz (PAR) e Nicolás Adolfo Yegros (PAR)
Renda/público: R$ 2.240.800,00 / 62.247 pagantes
Cartões amarelos: Michael, Fierro (FLA); Roberto Carlos, Moacir (COR)
Cartão vermelho: Michael, 36’/1ºT (FLA)
GOL: Adriano, 21’/2ºT (1-0)
FLAMENGO: Bruno, Leonardo Moura, David, Angelim e Juan; Rômulo, Maldonado (Toró, 33’/2ºT), Willians (Fierro, 30’/2ºT) e Michael, Vagner Love (Vinícius Pacheco, 36’/2ºT) e Adriano. Técnico: Rogério Lourenço.
CORINTHIANS: Julio Cesar, Moacir, Chicão, William e Roberto Carlos; Ralf, Jucilei, Elias e Danilo (Jorge Henrique, 22’/2ºT); Dentinho (Iarley, 22’/2ºT) e Ronaldo (Souza, 38’/2ºT). Técnico: Mano Menezes.