×

Política

Só 19 parlamentares foram a todas as sessões em Brasília

No ano que cresceu a bancada dos mais faltosos, também aumentou a dos mais assíduos. Um grupo de 19 parlamentares conseguiu conciliar os compromissos político-partidários com as exigências do mandato e comparecer a 100% das sessões reservadas a votações em 2012. Nesse tipo de sessão, a presença dos congressistas é obrigatória. Apesar do crescimento, a bancada dos sempre presentes ainda é diminuta: 556 deputados e 93 senadores exerceram mandato ao longo de 2012. Os dados são de levantamento da Revista

Em meio à realização das eleições municipais e às discussões em torno da CPI do Cachoeira, 17 deputados registraram presença em todos os 91 dias com sessão deliberativa. Em 2011, 13 depu-tados haviam comparecido todos os dias.

No Senado, Pedro Taques (PDT-MT) e José Pimentel (PT-CE) foram os únicos que estiveram pre-sentes às 126 sessões realizadas ao longo de 2012. Em 2011, nenhum senador foi a todas as reuni-ões. Quem mais se aproximou disso foi o próprio Pimentel, que teve apenas uma ausência.

Acordar cedo

“Eu reconheço que o trabalho do parlamentar não se faz só dentro da Casa [Senado]. Acredito que os parlamentares que não compareceram estavam trabalhando nos ministérios, nas bases e nos estados. Mas eu também faço esse trabalho nos ministérios e principalmente no meu estado. E estou sempre lá”, alfineta Pedro Taques. O senador dá a receita para estar sempre presente: “Acordo cedo e durmo tarde. Assim é possível conciliar as atividades das funções principais dos parlamentares”, diz.

Para Pimentel, a organização é primordial para conciliar todas as atividades. “Cada indivíduo distri-bui seu tempo de acordo com seus compromissos. Eu tenho compromisso com o povo cearense e com o Brasil. A maneira que eu tenho de retribuir essa grande generosidade das famílias cearenses é estando presente e dando conta do compromisso que eu assumi para com eles e para com a sociedade”, afirma o líder do governo no Congresso.

Na Câmara, sete deputados conseguiram manter os 100% de presença nos dois primeiros anos da atual legislatura: Alexandre Leite (DEM-SP), Jesus Rodrigues (PT-PI), Lincoln Portela (PR-MG), Ma-nato (PDT-ES), Pedro Chaves (PMDB-GO), Reguffe (PDT-DF) e Tiririca (PR-SP).