A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Maceió (SMTT) registrou cerca de 1090 acidentes de trânsito nos últimos meses. A maioria deles envolvendo carros e ocorridos na parte alta da cidade.
De acordo com os dados coletados pela Central de Rádio e Monitoramento da SMTT, de janeiro a julho, os automóveis particulares foram os veículos que mais se envolveram em acidentes, contabilizando mais de 200 colisões por mês. Logo em seguida vêm as motocicletas, de 40 a 60 veículos em média, e depois os ônibus, com um pouco mais de 20 acidentes por mês.
O diretor de Operações de Trânsito da SMTT, Zenildo Filho, explica que o motivo de 69% dos acidentes ocorrerem na parte alta da capital é devido ao grande fluxo de veículos, principalmente nas duas principais vias da cidade, a Avenida Fernandes Lima, no bairro do Farol, e a Durval de Góes Monteiro, no Tabuleiro do Martins.
Ainda de acordo com o levantamento da Central, 74% das ocorrências são de acidentes sem vítimas e a maioria acontece devido a colisões traseiras por imprudência dos motoristas. “A falta de atenção dos próprios condutores e o desrespeito à sinalização, principalmente por andarem acima da velocidade permitida, são os principais motivos dos acidentes”, disse Zenildo.
Zenildo explica ainda que o número de colisões podem ser maiores do que o levantado pela Superintendência, pois há casos em que o órgão não é acionado. “Por isto, não é possível fazer um levantamento preciso da quantidade total de acidentes ocorridos em Maceió”, completou o diretor.
