×

Maceió

SMTT realiza ações educativas com motoristas e pedestres

Com o crescimento anual da frota de veículos particulares em Maceió e de condutores transitando pela capital, o aumento na quantidade de infrações, provocada pela imprudência, tem sido uma das consequências mais percebidas. Para isso, a equipe de educadores da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) realizou 25 tipos de ações educativas em 2014, por meio de palestras, cursos, campanhas e blitz educativas.

As ações abordaram temas relacionados ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a exemplo do uso obrigatório do cinto de segurança para os passageiros do banco traseiro e da proibição do estacionamento de veículos sobre o passeio e em parada de ônibus. Além do objetivo de reduzir a quantidade de infrações, as campanhas tiveram o intuito, ainda, de diminuir o número de óbitos em acidentes de trânsito.

Adultos e crianças participaram das programações educativas realizadas nas ruas de Maceió, escolas, universidades e instituições privadas. As abordagens consistiram na colocação de pista de trânsito lúdica e apresentação de peças teatrais promovidas em parceria com alunos do curso de Teatro da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Para a diretora de Educação de Trânsito, Juliana Normande, a dificuldade maior ainda é conscientizar os condutores adultos. “Comparado às crianças, os condutores adultos são os mais difíceis de serem conscientizados e necessitam de uma abordagem diferenciada, pois já possuem vícios imprudentes no trânsito. Eles comentem as infrações sabendo que estão errados e que aquela atitude pode gerar uma autuação pelo agente de trânsito ou até graves acidentes”, afirmou.