×

Maceió

SMTT prossegue campanha pelo uso da cadeirinha

A Prefeitura de Maceió, por meio da diretoria de Educação de Trânsito da Superintendência Municipal de Trânsito (SMTT), promoveu, hoje, novas ações educativas da campanha nacional de trânsito para o uso de cadeiras para crianças no banco traseiro. Foram visitados dois estabelecimentos de ensino da capital alagoana: colégios Santa Úrsula e Inei, concentrando suas ações no pré-escolar.

A campanha foi lançada em Maceió no dia 3 de maio e visa conscientizar os condutores de veículos sobre a obrigatoriedade do uso de cadeirinhas para o transporte de crianças, para adequação ao que determina a resolução 277/08 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A recomendação é que recém-nascidos com até um ano de idade sejam transportados no bebê-conforto; de um a quatro anos, as crianças devem ir em cadeirinhas, e entre quatro e sete anos e meio, o ideal é que utilizem um equipamento que proporciona a elevação de assento. Já as crianças acima de sete anos e meio até dez anos devem viajar somente no banco traseiro, com a utilização do cinto de segurança.

Segundo afirmou Fernanda de Barros Carvalho Lacet, coordenadora da campanha, a legislação já está em aplicação, mas só a partir do dia 9 de junho é que será feita a fiscalização. Quem desrespeitar as normas será punido com multa de R$ 191,54 (gravíssima) e perda de sete pontos na carteira.

Durante o trabalho, foram distribuídos panfletos educativos nas escolas. Para a SMTT, a participação efetiva de pais e mães é importante para o êxito da campanha. Na próxima semana as ações terão continuidade, com visitas a outros estabelecimentos de ensino, entre os quais as escolas Pingo de Gente, Espaço Educar, Vovó Eulália e Monteiro Lobato. Paralelamente, a SMTT também desenvolve a campanha educativa “Gentileza Gera Gentileza”, destinada a pedestres e ciclistas.