×

Maceió

SMTT lança nova campanha educativa de trânsito

Para garantir a segurança no transporte de crianças em veículos, o uso da cadeirinha é indispensável

Com o objetivo de conscientizar os condutores de veículos sobre a obrigatoriedade do uso de cadeirinhas para o transporte de crianças nos veículos, a Prefeitura de Maceió iniciou nesta segunda-feira, por meio da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), a “Campanha da Cadeirinha”. Preparada pela Diretoria de Educação de Trânsito, a campanha foi lançada em frente à Escola Criar e Recrear, no bairro do Farol, e visa à adequação ao que determina a resolução 277/2008, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que entra em vigor no dia 9 de junho.

A cadeirinha é um equipamento necessário para garantir a segurança e evitar mortes em acidentes de trânsito, desde que as normas sejam respeitadas. Quinze educadores de trânsito estão envolvidos nesse trabalho, distribuindo panfletos e folders educativos.

A resolução dispõe sobre o transporte de menores e o uso do dispositivo de retenção em veículos, especificando o bebê-conforto para as idades de zero a um ano; a cadeirinha para a idade de um a quatro anos; e o assento especial para crianças com idade de quatro a sete anos e meio de idade. Acima dessas faixas, já é obrigatório o uso do cinto de segurança.

Após a campanha educativa, serão aplicadas penalidades para os condutores que deixarem de se adequar ao uso do equipamento, conforme determina o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) no artigo 168. A infração é gravíssima, e punição prevista é a perda de sete pontos na carteira, sujeito também à retenção do veículo. “A SMTT só vai adotar o procedimento punitivo a partir do dia 9 de junho, quando ela resolução passa a vigorar. As ações educativas iniciadas nesta segunda-feira seguem até o dia 7 de junho. Táxis e transportes escolares, por enquanto, são isentos, mas devem ser incluídos em breve”, afirma Caroline Machado, diretora de Educação de Trânsito do órgão.

“É importante salientar a importância dessa campanha, e que os condutores de veículos se conscientizem sobre o cumprimento dessa resolução. É o respeito à vida, e vamos trabalhar essas ações em portas de hospitais e clínicas infantis, e em estabelecimentos de ensino, para que os resultados sejam positivos, mais uma vez. Outras campanhas serão desenvolvidas pela SMTT, este ano, sempre em preservação à vida”, acrescenta Caroline.