Semanalmente, taxistas credenciados participam do curso de reciclagem promovido pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Maceió (SMTT). Desde o início do ano, cerca de 2 mil profissionais marcaram presença na atividade, que é obrigatória para o exercício da profissão e importante para a prestação de serviço aos passageiros.
O curso é determinado pela Resolução nº 456/ 2013 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), segundo a qual o corpo técnico de instrutores da SMTT passa ensinamentos sobre primeiros socorros, mecânica e parte elétrica do veículo, relações humanas, direção defensiva, regulamentação de transporte e legislação de trânsito.
De acordo com a coordenadora de Campanhas Educativas e assessora técnica do órgão, Aldinete Dantas, a atividade tem grande significado. “Participando do curso, os profissionais ampliam e atualizam seus conhecimentos acerca das normas e da legislação do trânsito, assuntos essenciais ao cotidiano”, explica.
Ainda segundo Aldinete, o curso faz parte da renovação da permissão do profissional. “O taxista só poderá renovar sua autorização se concluir a atividade. Caso contrário, ficará impossibilitado de circular pela cidade por estar de forma ilegal”, alerta.
Cristiano Melo é taxista há 20 anos e fala que o curso traz muitos benefícios. “As aulas são bastante proveitosas, pois, a partir da nossa experiência no dia a dia, adquirimos muito mais conhecimento, além de uma ótima relação com os colegas de profissão”, disse.
Já José Limeira, taxista há 18 anos, disse já colocar em prática tudo o que aprendeu no curso. “Meus conhecimentos foram aprimorados e hoje, com muita segurança, coloco em prática tudo o que foi passado”, explicou.
O curso é realizado às terças e quintas-feiras na Escola de Trânsito da SMTT, localizada na sede do órgão, no Tabuleiro do Martins.
