×

Maceió

SMTT inicia fiscalização com medidor de velocidade portátil

As operações de fiscalização da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Maceió (SMTT) contam, a partir de agora, com um medidor de velocidade portátil, conhecido também como radar portátil. O primeiro dia de fiscalização com a utilização do equipamento se deu na Avenida Menino Marcelo e no período de uma hora, 90 condutores foram autuados por excesso de velocidade, sendo 50 pela manhã e 40 no horário da tarde.

De acordo com o coordenador de Operações de Trânsito da SMTT, Wanderson Freitas, a ferramenta dá mais eficiência durante a realização de ações de fiscalização. “Além de trazer um grande auxílio em nossas operações, a utilização do radar portátil também é uma maneira de conscientizar os condutores, visto que o objetivo principal do órgão é diminuir o número de acidentes nas avenidas da cidade que registram altos números de ocorrência”, enfatizou.

Conforme prevê a Resolução de Nº 396 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), o equipamento só poderá ser usado em vias que possuem placas de sinalização indicadoras de limite de velocidade. Ainda segundo Freitas, o manuseio da ferramenta se dá pelos agentes de fiscalização de trânsito. “Os agentes ficam na via apontando o medidor para os veículos que trafegam pelo local. Caso seja registrado o aumento da velocidade, o condutor do veículo será autuado referente à infração cometida”, finalizou.

Operações de fiscalização são realizadas constantemente, não só na Avenida Menino Marcelo, mas tambémem outras vias.

Infrações

O condutor que for flagrado desrespeitando o limite de velocidade da placa de sinalização será autuado de acordo com o artigo 218 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que estabelece que transitar em velocidade superior à máxima permitida para o local, medida por instrumento ou equipamento hábil, em rodovias, vias de trânsito rápido, vias arteriais e demais vias pode implicar em infrações que vão de média a gravíssima, dependendo do excesso cometido.