Cerca de 82 aulas foram ministradas pela Diretoria de Educação de Trânsito
A equipe de educadores da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) realizou nesta quarta-feira (3) o último curso obrigatório de reciclagem para taxistas em 2014. Ao longo do ano, cerca de 90% dos integrantes da categoria foram capacitados, com 82 aulas ministradas pela Diretoria de Educação de Trânsito em parceria com a Secretaria Municipal de Promoção do Turismo (Semptur).
“Esse curso é necessário porque os taxistas precisam estar sempre se atualizando, inclusive sobre a legislação, que muda com muita frequência, principalmente as leis de trânsito. Por isso, realizamos a capacitação com objetivo de levar o conhecimento até eles”, afirmou Aldinete Dantas, assessora técnica da SMTT.
A Portaria nº 20, publicada no Diário Oficial do Município em 2009, tornou obrigatória a participação dos taxistas no curso para a renovação anual da permissão ou da autorização para prestarem serviços de táxi. Na capacitação, são abordados assuntos como normas do trânsito, regras de transportes de turismo e regulamentação dos permissionários dos transportes autônomos de passageiros.
Curso de capacitação passará por alterações
No início de 2015, haverá o aumento da carga horária do curso de 2 horas para 28 horas/aula, de acordo com a exigência da Lei Federal 12.468, sancionada em 26 de agosto de 2011. De acordo com a assessora técnica da SMTT, as mudanças ocorrerão apenas no próximo ano para o nivelamento da categoria em todo o país. No entanto, em 2016, o curso de capacitação volta com a mesma grade e carga horária.
“Todos os taxistas precisam participar também desse curso com o aumento da carga horária”. A capacitação da categoria contará com quatro módulos, que envolvem relações humanas, direção defensiva, primeiro socorros, manutenção do veículo, mecânica e elétrica básica, explicou a assessora. As mudanças do curso foram regulamentadas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
