Representantes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) e da Secretaria Municipal de Promoção do Turismo (Semptur) reuniram-se nesta quinta-feira (8) para discutir melhorias dos serviços ofertados aos turistas em Maceió.
Um dos pontos abordados foi o cadastramento e recadastramento das empresas de transportes de turismo, que terão o prazo de 90 dias para se regularizarem junto ao órgão de trânsito. “A partir de 2 de março até o mês de maio, iremos fazer a readequação de todos os veículos prestadores de serviços de turismo no município, tanto os autônomos quanto as grandes empresas”, esclareceu Zenildo Filho.
As empresas que não se regularizarem junto à SMTT terão a autorização suspensa até a regularização. O diretor explicou também que a fiscalização se tornará mais intensa após o processo de regularização, uma vez que é necessário coibir os transportes clandestinos deste ramo. “Orientamos os prestadores a se organizarem para não perderem o prazo de readequação no órgão.”
Para o assessor de Projetos da Semptur, Luciano Araújo, a regularização evitará transtornos na prestação destes serviços, a exemplo de preços abusivos nos pacotes de traslado aos pontos turísticos e o descumprimento de horários. Ele se mostrou satisfeito com a parceria firmada com a SMTT e afirmou que a Prefeitura de Maceió está sempre em busca de oferecer a melhor qualidade de serviços aos visitantes.
“Mais de 90% da rede hoteleira de Maceió está ocupada. Com isso, esperamos prestar o melhor serviço aos turistas e que eles saibam que o município está preocupado com a permanência deles e de como ele fará este deslocamento. Porém, é importante que esses turistas tenham clareza no que está comprando e no que ele vai receber para que as duas partes estejam satisfeitas”, explicou Araújo.
Também foram discutidas na reunião as modificações na regulamentação municipal dos transportes de turismo, com base na Portaria nº 312 do Ministério de Turismo, sancionada em dezembro de 2013. Outras reuniões ocorrerão com representantes dos órgãos para definir as mudanças. “Por meio da regulamentação, vamos deixar claro qual a melhor maneira de oferecer o serviço”, enfatizou o assessor.
Curso obrigatório
Para fazer o cadastramento e o recadastramento, os motoristas e auxiliares de transportes de turismo devem, obrigatoriamente, participar do curso na sede do órgão com o objetivo de qualificar e nivelar o serviço na capital.
As aulas serão ministradas pela equipe da Diretoria de Educação de Trânsito da SMTT e abordarão temas como legislação de trânsito, primeiros socorros, mecânica básica e comportamento adequado com os passageiros.
