×

Maceió

SMTT de Maceió encerra curso para motoristas de ônibus

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Maceió fez o encerramento da última aula do curso destinado a conscientizar condutores de ônibus sobre a prioridade de ciclistas e pedestres no trânsito. Realizado nas manhãs e tardes dos dias 13, 14, 20 e 21 deste mês no Sest/Senat, bairro da Serraria, o curso recebeu 514 motoristas de ônibus da capital alagoana.

O motorista de ônibus Adriano Felix assistiu à última sessão de aula ofertada pelo curso e se mostrou satisfeito com o conteúdo. “Algumas coisas passadas já tínhamos conhecimento, mas boa parte do que foi falado era novidade e se mostrou bem útil. Esse tipo de iniciativa só contribui para a melhora da qualidade do nosso serviço”, comentou.

Ministradas pelo corpo técnico da SMTT, as aulas apresentaram aos condutores os projetos da nova ciclofaixa na Rua Deputado José Lages, na Ponta Verde, e da faixa exclusiva para ônibus nas avenidas Comendador Leão e Dona Constança, no bairro do Poço. A prevenção de conflitos no trânsito, a exemplo da passagem por cruzamentos e o momento de embarque e desembarque de passageiros também foram temas do curso, além dos conceitos de ciclofaixas, ciclovias e ciclorrotas, como são conhecidas as vias compartilhadas, além da localização exata desses espaços em Maceió

Segundo a assessora de Transportes Urbanos e palestrante do curso, Fernanda Cortez, as aulas também abordaram como o uso de bicicletas é estimulado pela existência e ampliação do sistema cicloviário. “O objetivo era fazer com que o rodoviário se sentisse parte integrante do sistema como um todo e explicar como os projetos que estão sendo executados hoje precisam da participação deles. A contribuição destes profissionais durante as aulas mostrou que eles estão engajados neste processo”, explica.

A faixa exclusiva da Avenida Comendador Leão e da Avenida Dona Constança deverá passar a valer já a partir do dia primeiro de junho. Já o funcionamento da ciclofaixa da Rua Deputado José Lages se dará provavelmente em até 30 dias, após a derrubada da liminar da Justiça requerida pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) de Alagoas.