A Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) vem trabalhando para impulsionar a mobilidade urbana em Maceió. A reforma dos terminais de ônibus da capital faz parte desse esforço. Só este ano, oito deles foram ou estão sendo revitalizados. Outros terminais receberão melhorias até o final de 2015.
De acordo com o superintendente da SMTT, Tácio Melo, ainda em 2014 serão entregues mais dois terminais reformados, um no Salvador Lyra e outro no João Sampaio. Ambos estão recebendo o conserto das esquadrias, coberta, pintura, padronização da fachada, jardim, substituição da cerâmica, da parte de iluminação e hidráulica e a implantação de piso tátil e de uma rampa de acessibilidade.
“Para o Village Campestre, a licitação e a ordem de serviço sairão ainda este ano. Estamos tentando fazer o mesmo com os terminais do Mucambo, Osmam Loureiro e Trapiche da Barra. A parte de projeto está toda pronta, falta a parte burocrática”, disse.
Ainda de acordo com o gestor, a previsão é a de outros terminais sejam reformados no ano que vem. “Com esse trabalho, ficarão poucos terminais para serem reformados em 2016. Este ano a Prefeitura já realizou a entrega de 11 unidades melhoradas para a população”, destacou Tácio.
Casos de vandalismo
Para fiscalizar a estrutura dos terminais de ônibus da cidade, a SMTT faz uso de equipes volantes para vistoriar as condições de funcionamento de cada um. “Tivemos muitos problemas de vandalismo nos terminais que foram reformados. Essa semana, por exemplo, haverá uma grande limpeza no terminal localizado no Benedito Bentes. Lá roubaram a pia e o vaso sanitário, e com a fiscalização tentamos minimizar esses problemas”, finalizou Tácio Melo.
