Campanha acontecerá por todo o mês de maio nos bairros Pajuçara e Ipioca
A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) iniciará, a partir desta quinta-feira (07), no bairro Pontal da Barra, uma campanha de divulgação para a regularização dos jangadeiros, junto com a Secretaria Municipal de Promoção do Turismo (Semptur) e da Capitania dos Portos de Alagoas (CPAL). A ação terá continuidade durante o mês de maio nos bairros Pajuçara e Ipioca.
O intuito da campanha é fazer com que os jangadeiros compareçam no próximo dia 13 durante o seminário obrigatório de qualificação da categoria, onde terá um balcão de atendimento destinado aos cadastramentos e recadastramentos dos profissionais junto à SMTT. A medida foi acordada na última quinta-feira (30), durante reunião na sede da Semptur entre representantes dos três órgãos e do Conselho Gestor dos Passeios Turísticos das Orlas Marítimas e Lagunar de Maceió.
“É importante ressaltar que os jangadeiros interessados em ser um condutor auxiliar da jangada também precisam comparecer ao seminário, pois é um quesito obrigatório para exercerem a função. Será um benefício para eles, pois já irão sair de lá com a documentação necessária para conduzir a embarcação”, explicou Vanessa Sampaio, coordenadora de Fiscalização de Táxis Especiais da SMTT. Além do cadastro e recadastro, acontecerá ainda palestras e oficinas durante a capacitação.
Ainda de acordo com a coordenadora, a regularização durante o seminário será realizada com mais praticidade, onde será impresso o número da permissão e a emissão do porte obrigatório. Para isso é necessário que os jangadeiros apresentem duas fotos 3×4; documento com foto; comprovante de residência; habilitação para dirigir embarcação expedido pela CPAL; título de inscrição de embarcação; nada consta criminal, estadual e federal, além do certificado do seminário.
Na próxima sexta-feira (08), fiscais da SMTT realizarão a campanha de divulgação do recadastramento e o convite para o seminário no bairro da Pajuçara, junto com a equipe da Semptur e CPAL. A ação terá continuidade também no sábado (09) no bairro de Ipioca. Segundo a Diretoria Operacional de Transportes e Táxi, esses os locais foram escolhidos por serem pontos de estocagem das jangadas.
