×

Maceió

SMTT: conscientização para melhorias coletivas foi o foco em 2017

A educação no trânsito é o principal meio para evitar as infrações e os acidentes que ocorrem diariamente nas vias de Maceió. A conscientização que as ações da área da educação causam nos condutores reflete diretamente no comportamento na direção de um veículo.

Foi com essa dinâmica, seguindo um cronograma de palestras, oficinas e eventos educativos, que o setor de Educação no Trânsito da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) buscou mais uma vez no ano de 2017 prevenir a ocorrência de acidentes, investindo na orientação da conduta dos motoristas, pedestres e agentes de trânsito.

Foram realizadas diversas ações com o objetivo de despertar uma consciência individual. As campanhas desenvolvidas buscaram explicar a importância de “fazer sua parte” no que diz respeito ao comportamento no trânsito. A partir da criação da consciência individual, o condutor, automaticamente, começa a enxergar o papel fundamental que possui para melhorar, prevenir e evitar atitudes erradas”, explica a diretora de Educação para Mobilidade da SMTT, Juliana Normande.

Campanhas educativas como a Segunda do Pedestre, o Projeto Golfinho e a Escola de Bike foram grandes exemplos de como a educação no trânsito pode ser realizada de maneira eficaz aqui em Maceió. Ao todo foram cerca de 650 crianças com acesso às ações educativas do Projeto Golfinho e, parceria com o Corpo de Bombeiros de Alagoas, realizado ao ar livre na orla de Pajuçara durante o mês de janeiro e que já está confirmado para o ano de 2018. A SMTT nas escolas conseguiu alcançar um total de 904 pessoas com palestras e ações na área de trânsito voltadas para alunos e professores.

Destaque também no ano de 2017 para as palestras realizadas em obras e empresas. Ao todo, 769 trabalhadores participaram dessas ações. O curso para taxistas em Maceió, realizado ao longo do ano forneceu capacitação e orientação para 3 mil taxistas.

No ano de 2017, as ações de conscientização tiveram foco também nos motociclistas. “Demos um foco muito importante aos motociclistas durante as ações desse ano, por entender que é o segmento que está mais precisando de atenção, e onde se tem um público mais vulnerável e envolvido em acidentes atualmente”, explica Juliana Normande.