As autuações para quem circula indevidamente pela faixa azul nas avenidas Durval de Góes Monteiro, Fernandes Lima e parte da Tomás Espíndola entraram em vigor desde a manhã de ontem (10). E, segundo dados da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Maceió (SMTT), só neste primeiro dia foram 51 veículos autuados, sendo 50 particulares e um ônibus que transitou fora da faixa.
De acordo com o diretor de Operações de Trânsito da SMTT, Carlos Calheiro, o número de infrações ficou entre o esperado. “Durante o período de adaptação, flagramos basicamente esta quantidade de veículos transitando indevidamente pela faixa azul. E para coibir os infratores, vamos continuar com a fiscalização nas vias onde existe a faixa”, disse, ao lembrar que os condutores só são autuados se forem flagrados em trânsito por mais de dois quarteirões.
Além da autuação, segundo Calheiro, o condutor que desrespeitar o funcionamento será devidamente punido com pagamento de multa e perda de três pontos na carteira de habilitação, conforme o artigo 29, inciso VII do Código de Trânsito Brasileiro.
A faixa azul, como é conhecida popularmente, funcionará de segunda à sexta no horário das 6h às 20h. Lembrando que fora desse horário os demais veículos poderão transitar pela faixa, além dos finais de semana e feriados.
