Durante o ano de 2013, a Superintendência Municipal de Transportes e Transito de Maceió (SMTT), realizou mais de 500 apreensões de veículos utilizados para o transporte clandestino. A fiscalização que prossegue em 2014 tem como objetivo coibir o transporte irregular, que entre outros riscos, não oferta nenhuma segurança ao passageiro, já que não são reconhecidos perante o órgão.
Segundo dados da Coordenação de Fiscalização da SMTT, somente nos primeiros cinco meses de ação foram apreendidos 459 veículos, sendo 43 táxis, sete vans de turismo e uma de transporte escolar. A maioria, 408 carros, de uso particular.
Para o feito histórico, a SMTT contou, entre outros parceiros, com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), do Batalhão de Polícia de Trânsito (Bptran), da Força Nacional (FN), da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas (Arsal) e da Guarda Municipal. De acordo com o gestor da SMTT, Tácio Melo, o trabalho irá culminar com a otimização do transporte coletivo ofertado ao maceioense.
“Estamos trabalhando para reorganizar o sistema de transportes público. Nossa meta é melhorar os espaços, promover uma melhor mobilidade urbana e fazer com que cada vez mais o cidadão opte por utilizar os ônibus”, disse o superintendente.
Devido às constantes ações da SMTT, o número de clandestinos diminuiu bastante. A operação é válida para todos os veículos, seja ele carro particular e até mesmo veículo cadastrado na SMTT que esteja operando de modo irregular. Vale ressaltar que quem for pego praticando o transporte irregular de passageiros, a multa é de R$ 2.180,00, incluindo as taxas de recolhimento e depósito.
