Há exatamente um ano, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) iniciava as operações de combate aos transportes irregulares de passageiros. Durante este período, foram realizadas 800 apreensões realizadas em abordagens nos principais corredores da cidade.
“Desde o ano passado iniciamos estas operações de combate ao transporte clandestino como forma de oferecer mais segurança aos usuários de transporte, já que com a clandestinidade não há como fiscalizarmos a qualidade do serviço e cobrar melhorias”, informou o superintendente municipal de Transportes e Trânsito, Tácio Melo. Segundo ele, o combate ao transporte clandestino está dentro do plano de mobilidade urbana promovido pelo governo federal e é uma das prioridades da Prefeitura para melhorar a eficiência do sistema de transporte público coletivo por ônibus.
Além das operações de transporte irregular, a SMTT implantou a faixa azul para ônibus coletivos, veículos complementares da região metropolitana e táxis com passageiros como forma de dar mais velocidade às viagens dos passageiros, além das reformas de terminais e de abrigos de ônibus e a colocação de mais ônibus por meio das operadoras do sistema.
Somente com estas e outras ações mais de 1,5 milhões de passageiros voltaram a usar os ônibus coletivos como meio de transporte em Maceió em um ano. A comparação foi referente ao mesmo período entre os anos de 2012 e 2013.
As operações ocorrem diariamente com fiscais de transportes e agentes de trânsito com o apoio de policiais militares do Batalhão de Trânsito. A prática ilegal fere o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que prevê a concessão do alvará de autorização e registro do transporte no órgão somente para os veículos de placas vermelhas.
A multa estabelecida é de R$ 2.180,24, além da taxa de permanência do veículo no estacionamento da SMTT no valor de R$ 24,00 por dia e apresentação de certidões de nada consta.
