A Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS) da Secretaria Municipal de Saúde de Maceió (SMS) se mantém alerta para evitar a entrada e circulação do sorotipo 4 da dengue em Maceió. A medida preventiva está sendo mantida por meio do monitoramento de um paciente que apresentou sintomas da doença após ter chegado de uma viagem à Tailândia, onde há surto de dengue tipo 1, mas também há circulação do vírus tipo 4.
“Precisamos manter uma vigilância contínua sobre o caso, por conta desse novo fator, para que possamos eliminar a possibilidade da entrada desse sorotipo e evitar possíveis transtornos que ele possa causar à população”, afirmou o diretor da DVS, Carlos Eduardo da Silva.
De acordo com o diretor, a descoberta do caso desse paciente, morador da Jatiúca, coincidiu com a intensificação de ações preventivas promovida pela SMS em 13 bairros da cidade que continuam registrando alto índice de infestação do mosquito Aedes aegypti.
De imediato, o município realizou, além das visitas domiciliares, orientações e distribuição de panfletos educativos; um bloqueio de transmissão, que envolveu inclusive o uso do carro fumacê, por toda a área de abrangência da residência do paciente, com busca ativa de casos e orientação aos moradores sobre onde deveriam procurar atendimento caso houvesse o surgimento de algum sintoma da doença.
Carlos Eduardo adianta que, tomadas todas as medidas preventivas necessárias, o município fica no aguardo do resultado da sorotipagem sanguínea, que definirá qual o vírus vitimou o paciente. A previsão é que esse resultado seja enviado, por um laboratório especializado no estado do Pará, em cerca de 15 dias.